O preço das portagens em várias ex-SCUT irá sofrer uma redução de 30% a partir de janeiro do próximo ano, anunciou hoje o Governo.
Várias ex-SCUT (vias com portagens sem custos para o utilizador), vão ver a tarifa das portagens reduzida em 30%, nas classes 1, 2, 3 e 4, face aos preços atuais em vigor, anunciou a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Assim, o Governo prepara-se para reduzir o preço das portagens em vias como a A22 (Via do Infante/Algarve), A23 (Beira Interior), A24 (Interior Norte), A25 (Beiras Litoral e Alta), A4 (Túnel do Marão), A13 e A13-1 (Pinhal Interior), disse a governante, sublinhado que “esta medida visa repor justiça territorial” no interior, não estando previstas outras reduções em quaisquer outras vias.
A ministra Ana Abrunhosa fala numa descida de 30 por cento, um valor que pode rondar os 50 euros, e dá como exemplo os veículos que circulem no Túnel do Marão.
Portagens mais baratas no interior, mas também na Via do Infante
De acordo com a ministra esta redução vai ter impacto financeiro de 72 milhões de euros.
Ana Abrunhosa esclarece ainda que os veículos pesados de mercadorias e passageiros também têm descontos, mas informa que o governo está ainda a estudar a forma de compensação desta medida