No próximo sábado, 8 de julho, o Movimento Estrela Viva (MEV) regressa à Torre para mais uma caminhada com recolha de lixo.
A Montanha da Serra da Estrela constitui cada vez mais um ponto de interesse turístico. Se tal constituí, inequivocamente, uma mais-valia para a economia local, não é menos verdade que aumenta também a pressão sobre o património natural que é uma das maiores riquezas da região. A todos interessa, portanto, zelar pela preservação deste património único e irrepetível, promover o seu usufruto responsável e assim assegurar que as gerações vindouras terão a possibilidade de dele usufruir, bem como das mais-valias económicas que este constitui.
O MEV dá assim continuidade à ação iniciada em 2021 e que tanta gente sensibilizou. Dia 8 de Julho a iniciativa regressa à Torre, Serra da Estrela, para reforçar a importância de cada um de nós – cidadãos, empresas, autarquias e outras entidades públicas – adotarmos e promovermos práticas ambientalmente responsáveis no usufruto da Serra da Estrela.
Segundo a organização, a iniciativa, começa pelas 9:30, na Torre, junto ao Centro Comercial. A ação contará com a já habitual participação e acompanhamento por parte de sapadores do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. e da equipa de busca e resgate em montanha da GNR – Guarda Nacional Republicana e, pela primeira vez, com investigadores do projeto EcoLab_Estrela desenvolvido pelo Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet da Universidade de Coimbra.
Os participantes deverão levar luvas, calçado e roupa confortável, protetor solar, água e um snack/lanche. No final, haverá lanche comunitário.
Pode inscrever-se na iniciativa no seguinte link:
https://forms.gle/qCM4NyCyGQ3TLGEu6