O Comando Territorial da Guarda da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da Guarda, deteve no passado dia 19 de maio seis homens, com idades entre os 18 e os 55 anos, por tráfico de estupefacientes no concelho de Belmonte.
As detenções surgem no seguimento de uma investigação que decorria desde agosto de 2023 no concelho da Guarda. Ao longo da operação, os militares da GNR desenvolveram diligências que permitiram identificar e localizar os suspeitos, levando à realização de cinco buscas – quatro domiciliárias e uma a um veículo.
No decorrer da operação foram apreendidas 234 doses de haxixe, nove telemóveis, uma reprodução de arma de fogo, uma faca borboleta, uma balança de precisão e diversos recipientes usados para o corte e acondicionamento dos estupefacientes.
Um dos indivíduos detidos possui antecedentes criminais pela prática de crimes semelhantes. Todos os detidos permanecem sob custódia até serem presentes, esta terça-feira, dia 21 de maio, ao Tribunal Judicial da Guarda para a aplicação de eventuais medidas de coação.
A operação contou com o apoio da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial da Guarda, da Equipa Cinotécnica do Comando Territorial de Castelo Branco, dos Destacamentos de Intervenção de Castelo Branco e da Guarda, bem como do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção.
A GNR reforça o seu compromisso no combate ao tráfico de droga e à criminalidade organizada, contribuindo para o aumento da segurança pública nas comunidades.