Queijo de ovelha é rei entre fevereiro e abril na Serra da Estrela. Conheça as Feiras dedicadas a este produto

Vários queijos

O queijo de ovelha produzido na Serra da Estrela vai estar em destaque num ciclo anual de feiras que vai começar no dia 4 de fevereiro em Penalva do Castelo (Viseu) e termina a 8 de abril em Gouveia (Guarda). As tradicionais festas do queijo continuam a ser realizadas anualmente por várias autarquias da região para homenagearem os pastores e as queijeiras e para promoverem aquele produto artesanal.

É das mãos sábias e experimentadas das queijeiras que é dada a forma à coalhada (composta de leite, sal e flor do cardo) técnicas milenares que, alinhadas à arte de bem-fazer e à astúcia e perseverança dos nossos pastores e produtores de leite, surge uma obra-prima inconfundível da gastronomia nacional – o Queijo Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida) e o queijo de ovelha curado.

E é na região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela que se produz o melhor queijo do mundo, e que abrange 18 municípios: Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.

1 – Feira do Pastor e do Queijo | 4 e 5 de fevereiro | Penalva do Castelo
O queijo Serra da Estrela, o vinho “Dão de Penalva” e a maçã bravo-de-esmolfe são as grandes estrelas da Feira do Pastor e do Queijo, que a Câmara Municipal de Penalva do Castelo realiza, nos dias 4 e 5 de fevereiro, na Praça Magalhães Coutinho. O evento, que regressa ao formato presencial ao fim de dois anos, conta com exposições, venda de enchidos, doçaria e outros produtos endógenos, bem como de artesanato. Um bom pretexto para conhecer aquela vila, que tem entre os seus atrativos a natureza e o património histórico e cultural, além da boa mesa.

2 – Feira do Queijo | 10 a 12 de fevereiro | Celorico da Beira
Concertos com Quim Barreiros e os The Gift, animação a cargo de grupos de cantares, grupos de concertinas e rancho folclórico, atividades para os mais novos, oficinas gastronómicas artesanato. Eis algumas das propostas da 44.ª edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira, que decorre entre os dias 10 e 12 de fevereiro. O objetivo, segundo informações do município, é “homenagear os artífices do queijo (pastores e queijeiras) e promover, valorizar e comercializar este produto nobre da pastorícia e outros produtos locais de qualidade superior”.

A programação abrange ainda uma caminhada e um passeio de BTT, a “Rota do Queijo – Uma aventura gastronómica”, marcada para o último dia.

3 – Feira do Queijo Serra da Estrela | 18 a 21 de fevereiro | Seia
Por altura do Carnaval, como é tradição, o Município de Seia promove a Feira do Queijo Serra da Estrela. O certame dedicado à ampla promoção do queijo e dos produtos endógenos, este ano contabiliza a sua 46ª edição, decorrendo de 18 a 21 de fevereiro, no Mercado Municipal e área envolvente.

O enfoque do evento recai no setor produtivo deste produto endógeno de qualidade, o queijo, para a qual são convidados todos os produtores (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas). À festa associam-se outros sabores regionais, como o pão, o vinho do Dão, os enchidos e o mel, bem como o artesanato, lã Serra da Estrela, ovinos e o cão Serra da Estrela.

O programa de animação para os quatro dias da feira assenta na cultura e musicalidades locais e, na já habitual, recriação da Quinta do Pastor, mostra do Cão Serra da Estrela, demonstrações culinárias, entre outros. Para já, o programa completo ainda não é conhecido.

4 – Tábua de Queijos | 4 e 5 de março | Tábua
É no primeiro fim de semana de março que vai ter lugar a edição 2023 da Feira do Queijo Serra da Estrela: “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”. Realiza-se no Pavilhão Multiusos de Tábua com dezenas de expositores, showcookings, provas de vinho e workshops infantis.

A 4 e 5 de março, a “excelência dos produtos endógenos e a gastronomia de referência e as tradições do concelho” serão o mote para atrair visitantes ao recinto escolhido para este ano, afirmou a Câmara Municipal de Tábua.

5 – Festa do Pastor e do Queijo | 5 de março | Mosteiro – Penaverde, Aguiar da Beira
A 9.ª edição da Festa do Pastor e do Queijo tem data marcada para 5 de março no mercado do Mosteiro – Penaverde.

Com o objetivo de degustar e divulgar este produto D.O.P e homenagear os homens e as mulheres pastores e produtores de queijo, que fazem destas atividades o sem modo de vida, o Município de Aguiar da Beira organiza anualmente, no primeiro domingo de março, a Festa do Pastor e do Queijo da Serra, na localidade de Mosteiro/Penaverde, atraindo ao evento concelhio largas centenas de pessoas.

Para além da mostra e prova do nosso melhor queijo, a Festa do Pastor e do Queijo oferece, ainda, programa de animação variado com atuação de grupos locais e de um artista de projeção nacional.

6 – Festa do Queijo Serra da Estrela | 11 e 12 de março | Oliveira do Hospital
A maior Festa do Queijo de Portugal regressa entre os dias 11 e 12 de Março ao centro da cidade de Oliveira do Hospital.

O evento, que se quer continuar a afirmar como o principal cartaz turístico da região centro, tem como rei da festa o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores queijos do mundo e contará com a participação de centenas de expositores de produtos endógenos, enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e muita gastronomia.

No segundo fim de semana de março serão, assim, várias as iniciativas que os milhares de visitantes esperados irão encontrar pelo recinto da festa, no Largo Ribeiro do Amaral (centro da cidade), e que se estende a algumas ruas próximas, com destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, ou exposição animal.

De relevo é também a aposta na promoção do artesanato local através da presença de diferentes artesãos do concelho de Oliveira do Hospital que, no palco da tenda Queijo Serra da Estrela, farão demonstrações ao vivo das suas artes.

7 – Feira do Queijo Serra da Estrela | 24 a 26 de março | Fornos de Algodres
Fornos de Algodres volta a realizar a Feira do Queijo Serra da Estrela, nos dias 24 a 26 de março, certame que é uma imagem de marca do município e da região. Neste evento autêntico de promoção da nossa identidade e ruralidade, os pastores, as queijarias tradicionais, os produtores de queijo DOP serão, mais uma vez, as principais figuras de cartaz.

Estarão igualmente presentes os produtos regionais de valor como o nosso azeite, os enchidos, o mel, o Vinho do Dão, os doces regionais, e claro os nossos produtos com urtiga. Este evento insere-se na estratégia do Município de Fornos de Algodres de fomentar e valorizar os produtos endógenos, os recursos, a cultura e as tradições locais.
O programa ainda não é conhecido.

8 – Mercado do Queijo | 7 e 8 de abril | Gouveia
Em Gouveia, o Mercado do Queijo vai acontecer nos dias 7 e 8 de Abril, no Mercado Municipal. O evento está direcionado para a comercialização e promoção do Queijo da Serra da Estrela e vai reunir pastores, produtores e queijarias. A atividade visa reunir toda a fileira produtiva, implementando espaços de degustação e comercialização do principal queijo português.

O Mercado do Queijo é uma iniciativa do Município de Gouveia que “procura valorizar a fileira económica relacionada com a produção do Queijo da Serra da Estrela enquanto produto endógeno de relevância primordial para o concelho de Gouveia”.
O programa está por anunciar.

Artigo anteriorCarnaval da Serra é em Gouveia, de 17 a 21 de fevereiro de 2023
Próximo artigoAldeia Histórica de Castelo Rodrigo registou uma taxa de crescimento de 80% do número de visitantes