A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribui o galardão de “Praia com Qualidade de Ouro 2023” à praia fluvial do Vale do Rossim, em Gouveia.
Esta classificação distingue a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.
A praia fluvial do Vale do Rossim vê, assim, uma vez mais, reconhecida a qualidade da sua água, naquela que é considerada uma das zonas balneares mais aprazíveis do concelho. Para além da qualidade da água, o Vale do Rossim oferece ainda um cenário maravilhoso, com uma paisagem natural idílica, que convida a uma visita e que, em muito, contribui para fazer do concelho de Gouveia um destino de excelência.
O galardão “Praia Qualidade de Ouro” é atribuído, anualmente, pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e reconhece as praias que ao longo de cinco anos consecutivos, ou mais, apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente, e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.
Para o efeito são considerados os resultados de “excelente” nas últimas cinco épocas balneares, neste caso entre 2017 e 2021, não podendo, na última época, ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência / aviso de desaconselhamento ou proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.
Este ano verificou-se uma forte descida na atribuição do galardão na categoria de águas balneares interiores, registando-se uma diminuição de 16 praias face ao ano 2022.
Deste modo, a Quercus distinguiu 393 praias a nível nacional, menos 47 praias em relação a 2022, com a região Centro a registar um total de 40 praias distinguidas.