Operação da GNR “Censos Sénior 2023” está a decorrer até ao final de Outubro

2 homens autoridade

A GNR está a realizar em todo o território nacional a Operação Censos Sénior 2023. Através de um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais velha, o objetivo é deixar alertas e conselhos para comportamentos de autoproteção e segurança.

A GNR considera que “continua a ser fundamental alertar as pessoas idosas para os procedimentos de autoproteção em situações de violência, burlas, conto do vigário e furto em residências, assim como prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool e combater o isolamento social, identificar cuidadores informais e capacitação de adultos para utilização da internet”.

Em comunicado, a GNR adianta que na edição de 2022 foram sinalizados 44.511 idosos que viviam sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, devido à sua condição física e psicológica.

Na edição de 2022 da operação “Censos Sénior”, a GNR sinalizou 44.511 idosos que vivem sozinhos e isolados ou em situação de vulnerabilidade devido à sua condição física, psicológica ou outra que possa colocar em causa a sua segurança.

As situações de maior vulnerabilidade foram reportadas pela GNR às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro.

Vila Real foi o distrito onde foram sinalizados mais idosos com 5.353, seguido da Guarda com 5.243, Viseu com 3.586, Faro com 3.527, Bragança com 3.411 e Beja com 3.346.

Artigo anteriorGNR apreendeu 83 artigos contrafeitos no concelho de Almeida
Próximo artigoGuarda pintou-se de rosa com a Caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos”