Município de Manteigas dá apoios para a produção de feijoca

Prato gastronómico com feijão e arroz

O Município de Manteigas tem a decorrer, até ao dia 31 de março, o período de candidaturas para atribuição de apoios à produção de feijoca.

Segundo um edital do presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, o incentivo financeiro para a comparticipação dos custos relativos à produção de feijoca é de 0,80 cêntimos por metro quadrado, para áreas compreendidas entre 50 e 500 metros quadrados, e de 0,40 cêntimos para áreas de produção que possuam entre 501 e 1.500 metros quadrados.

Com este incentivo, a Câmara Municipal de Manteigas pretende combater o abandono das terras, preservar o solo e o meio ambiente, privilegiar a utilização dos recursos locais dignificando a agricultura, os seus agentes e o meio económico em que estes se inserem. É também objetivo do Município incentivar e apoiar o aparecimento de novos produtores de feijoca, um produto identitário e diferenciador, que apresenta reconhecida qualidade e potencialidades ímpares no domínio da gastronomia local.

O comunicado refere ainda que as candidaturas são apresentadas entre janeiro e março de cada ano, sendo que a decisão sobre a atribuição do incentivo por parte da Câmara Municipal ocorre até ao dia 15 de abril de cada ano.

A Feijoca de Manteigas é uma variedade de feijão graúdo que ao ser cultivada em altitude e regada pelas águas cristalinas da bacia do Zêzere, adquire um sabor único, de textura aveludada, que merece ser degustado e divulgado.

Artigo anteriorCarta dos Segredos Gastronómicos recupera o património gastronómico das mesas de Viseu Dão Lafões
Próximo artigoCarnaval da Serra é em Gouveia, de 17 a 21 de fevereiro de 2023