A Serra do Caramulo foi “invadida” este domingo (7 de maio) por mais de 600 atletas que participaram no arranque do campeonato Trichallenge 2023, uma corrida de obstáculos que está dividida em três provas. O Caramulo recebeu a competição dedicada à vertente de montanha.
Entre os mais de 600 participantes da OCR Police Challenge estiveram 25 atletas espanhóis. Dezenas de habitantes do concelho de Tondela também marcaram presença naquele que é um dos eventos desportivos mais desafiantes em Portugal.
A prova arrancou às 09h00, junto ao Museu do Caramulo, terminando na mesma zona. Os mais de 600 atletas percorreram mais de dez quilómetros na serra e tiveram que ultrapassar três dezenas de obstáculos.
A iniciativa foi promovida pela Câmara de Tondela, com o apoio da Junta de Freguesia do Guardão e do Museu do Caramulo.
“Este evento é muito diferenciador e, por isso, trazemos aqui esta novidade à serra. É com novidades como esta que conseguimos captar mais investimento, não só ao Caramulo, mas também a todo o concelho. Trazemos novas figuras, novos desafios e estimulamos o turismo aqui na Serra do Caramulo, mas também em todo o concelho”, afirmou a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, salientando que a autarquia está a trabalhar em eventos e produtos turísticos integrados para trazer ao território visitantes durante mais do que um dia.
Nelson Correia, da entidade organizadora da corrida, fez um balanço positivo da prova.
“O feedback tem sido excelente, os atletas gostaram imenso do percurso e recomendam visitar o Caramulo. Uma prova destas na serra tem sempre algumas dificuldades, mas o feedback dos atletas foi excelente, gostaram tanto do percurso, como dos obstáculos colocados. Correu bem, a disputa foi enorme entre os atletas de competição, estão todos satisfeitos”, disse.
A OCR Police Challenge é uma prova acessível a todas as idades, estando repartida em três categorias: Fun, Open e Elite.
No conceito de Fun os atletas participam de forma lúdica, em equipa com familiares e ou amigos, podendo ajudar-se uns aos outros a transpor os obstáculos. Na vertente Open, que já é semi-competitiva, os participantes alinham individualmente, mas sem a pressão classificativa. Já a ronda de Elite possui grande competitividade, com os atletas a lutarem pelos melhores resultados e classificações no pódio.
Oitenta por cento dos participantes na ronda do Caramulo praticou na categoria de fun, correndo e transpondo os diversos obstáculos de forma lúdica.
Gonçalo Prudêncio foi o primeiro a cortar a meta, acabando a prova em 58:44 minutos. O atleta, natural de Sintra, já venceu o campeonato Trichallenge por duas vezes. Este ano vai tentar ser tricampeão. Após a conquista do primeiro lugar, na categoria Elite, o corredor não poupou nos elogios à competição.
“Foi muito dura, é uma prova toda em serra, com grandes subidas, e inclinadas, mas é o que se espera de uma prova, durinha, mas bonita e desafiante. Gostei bastante do circuito e o facto de ser em serra ajuda a que a prova seja espetacular, estou contente”, referiu.
A corrida decorreu este domingo, mas ontem, sábado, já houve atividades, tendo decorrido uma tirada especial, a kids race, destinada a crianças dos 6 aos 12 anos, organizada com o objetivo de incentivar à prática da modalidade junto dos mais novos. Realizou-se ainda meeting nacional de OCR, onde estiveram presentes várias entidades, personalidades da área e a presidente da Câmara de Tondela e o vereador do desporto na autarquia, Francisco Fonseca. Nesse encontro foi debatido, entre outros assuntos, o crescimento da modalidade em Portugal, o atual momento do OCR e a sua inclusão nos próximos Jogos Olímpicos, no segmento de pentatlo moderno, substituindo o hipismo.