Decorreu, no dia 11 de agosto, na cidade da Mêda a prova de perícia a contar para o Campeonato de Portugal de Perícia (CPP) e para o Troféu Raiano de Perícia (TRP), respetivamente sétima prova do CPP e décima do TRP.
Sob intenso calor os pilotos deram o seu melhor e foram constantes as alterações à geral e nas respetivas classes. No final Hugo Ribeiro foi o melhor, seguido de Jorge Almeida e António Borges, que fizeram pódio; o top cinco fechou com a familiar Aguiar, ficando em quarto Nelson Aguiar e Filipe Aguiar em quinto. Os três primeiros ficaram separados por menos de um segundo.
Na classificação das classes Hugo Ribeiro venceu na Divisão 1 Classe A, seguido de Jorge Almeida e Nelson Aguiar; na Classe B, o vencedor foi António Borges, seguido de João Simão e Ricardo Alexandre Rodrigues. Na Divisão 2, venceu na Classe A, Jorge Sá, seguido de Dino Almeida e Luís Silva; na Classe B, André Almeida voltou a vencer, ficando Dario Oliveira em segundo, fechando o pódio o jovem Henrique Borges. Na Divisão 3, veículos originais, venceu na Classe A Rodrigo Lopes, seguido de Rui Loureiro e Manuel Sousa, a fechar o pódio; na Classe B, Jorge Pinho foi o melhor, seguido de Tiago Prata e Frederico Neto.
Muita disputa no Troféu Raiano
Após 10 provas: as Perícias de Montemor-o-Velho, Guarda, Cucujães, Almeida, Cabeceiras de Basto, Vale de Cambra, Guimarães, Slalom Figueira de Castelo Rodrigo, Perícia de Castelo Rodrigo e Mêda, aumenta a disputa nas diversas classificações. Na classificação geral Jorge Almeida, em VW Proto, lidera com 186 pontos, seguido de Nelson Aguiar, em Peugeot 205 Proto, com 164, e João Simão, em Suzuki Proto, com 138. Acima dos 100 pontos estão Hugo Ribeiro, que dá um salto na geral, Filipe Aguiar, Ricardo Alexandre Rodrigues, André Almeida, Dario Oliveira e António Borges, com, respetivamente, 126, 120, 119, 111, 107 e 102 pontos.
Na luta das três divisões e seis classes também é grande a disputa. Na Divisão 1, Protótipos, na Classe A lidera Jorge Almeida, com 102 pontos, seguido de Nelson Aguiar, com 84 e Hugo Ribeiro, com 70; na Classe B a liderança é de João Simão, com 94 pontos, seguido de Ricardo Alexandre Rodrigues, com 76, e António Borges, com 62 pontos.
Na Divisão 2, Veículos Transformados, na Classe A, Tração Dianteira, o líder é Luís Silva, com 74 pontos, seguido de Dino Almeida, que se aproxima, com 64 e Jorge Sá, que promete luta até ao final, com 40 pontos. Na Classe B, Tração Traseira, Ricardo Almeida segue na frente, com 88 pontos, seguido de Dario Oliveira, com 86, seguidos de Ricardo Rodrigues, com 61, que entra em lugares de pódio.
Na Divisão 3, a dos Originais, na Classe A lidera Manuel Maravilhas, com 90 pontos, seguido de Rodrigo Lopes, com 84 e Rui Loureiro, com 52. Na Classe B o primeiro é Jorge Pinho, com 105 pontos, seguido de Tiago Prata, com 76, e Frederico Neto, com 61; o primeiro fora do pódio é Rodrigo Neto, com 38.
Um destaque para a nova geração de pilotos, alguns ainda menores de idade, que dão mais brilho à modalidade: Filipe Aguiar, Rodrigo Neto, André Almeida, Henrique Borges e António Prata. A Perícia Cidade da Mêda foi uma organização do Guarda Unida em parceria com o Município de Mêda e a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Mêda, GNR e Vinhos Fraga Alta – Lucinda Todo Bom. O TRP prossegue dia 15 de agosto com a Perícia de Campo de Besteiros.