O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), realizou no dia 31 de março o resgate de um ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus) na localidade de Panóias de Cima, no concelho da Guarda.
A intervenção foi desencadeada na sequência de um alerta de um popular, que informou que o animal se encontrava debilitado. Perante a situação, os elementos do SEPNA deslocaram-se ao local e procederam à recolha do ouriço-cacheiro. Posteriormente, o animal foi encaminhado para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), em Gouveia, onde será monitorizado, receberá os cuidados necessários para a sua recuperação e, quando apto, será devolvido ao seu habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, reforça o seu compromisso com a proteção da fauna e flora, incentivando a população a denunciar situações de maus-tratos ou abandono de animais. Para isso, está disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), um serviço de atendimento permanente para o reporte de infrações e esclarecimento de dúvidas.