Guarda celebra 825º aniversário com as inaugurações do Pavilhão Desportivo da Sé e Campo de Tiro da GNR

Estátua na rua

A Guarda celebra o 825º aniversário, de 21 a 29 de novembro, com iniciativas desportivas, lúdicas e culturais numa evocação da identidade e da memória coletiva. Para celebrar a atribuição de foral à Cidade pelo rei D. Sancho I, o Município da Guarda preparou um vasto programa de que se destacam as inaugurações do Pavilhão Desportivo da Sé e do Campo de Tiro da GNR (dia 27).

As celebrações do aniversário da Cidade incluem ainda espetáculos, exposições, seminários, apresentação de publicações e a Invernal de BTT. As iniciativas contam com grande envolvimento das coletividades, instituições e alunos das escolas do concelho.

O ponto alto será o Dia da Cidade, a 27 de novembro, que se inicia pelas 9h00, com uma Homenagem a D. Sancho I, rei fundador da cidade, junto à sua estátua, na Praça Luís de Camões. A Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca apresenta uma encenação que assinala a entrega do Foral à Guarda. Haverá ainda uma cerimónia militar com a participação do Regimento de Infantaria N.14 e da Liga dos Combatentes do Núcleo da Guarda.

Pelas 9h45 será realizada uma visita às instalações da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR onde será assinado um protocolo de colaboração.

As celebrações prosseguem na Praça do Município, onde terá lugar a cerimónia do Hastear da Bandeiraàs 10h30, ao som do hino nacional interpretado pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra com a participação do Conservatório de Música de S. José da Guarda. A Guarda de Honra será formada pelo Comando Distrital da PSP, corporações dos Bombeiros Voluntários da Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra, Agrupamentos de Escuteiros, Núcleo da Guarda – Escuteiros Adultos da Fraternidade de Nuno Álvares, e Associações de Sapadores de Fernão Joanes, Valhelhas e da ACRIGUARDA.

Às 10h40 será inaugurada a peça comemorativa Foral da Guarda num elogio à Guarda por Daniel Rocha. Segue-se às 10h45, a Sessão Solene comemorativa do 825º aniversário da atribuição do foral à cidade da Guarda na Sala António de Almeida Santos com a participação do Conservatório de Música de S. José da Guarda.

No período da tarde será descerrada, pelas 15h30, a placa comemorativa do 120.º Aniversário do Jornal “A Guarda”, na sede do Jornal (Rua Marquês de Pombal) e será inaugurada, pelas 15h15, no Jardim José de Lemos, a exposiçãoGuardo a Guarda no Coração” com Cenografias Urbanas/Trabalhos Criativos pelos alunos da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Público e Privado, Instituições Particulares de Solidariedade Social da Rede Social do Concelho e Conselho Municipal de Juventude.

Às 16h00 será inaugurado o Campo de Tiro da GNR – UEPS na Estrada do Forte e às 16h30 será inaugurado o Pavilhão Desportivo Municipal da Sé. A sessão inclui uma demonstração pela Equipa de Escalada do Clube de Desporto Escolar da Sé e a atuação do Grupo de Atividades Rítmicas Expressivas do Clube de Desporto Escolar da Sé. Realiza-se ainda um jogo de voleibol entre a equipa feminina de cadetes do Clube de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas da Sé e a equipa de voleibol sub-21 do Guarda Unida. Recorde-se que as obras do pavilhão estão incluídas na 2ª fase da requalificação daquele estabelecimento de ensino, um investimento que o Município tem vindo a concretizar para melhorar as condições a alunos, professores e funcionários e população em geral.

O Dia da Cidade mais alta termina com um concerto comemorativo no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda pelas 21h30 com Sara Correia. O espetáculo terá mais uma sessão no dia seguinte, a 28 de novembro.

As comemorações do aniversário da Cidade têm início dia 21 de novembro com a apresentação do nº 46 da Revista Cultural Praça Velha, pelas 18h00, no Museu da Guarda.

No dia 23 realiza-se durante a tarde o seminário sobre O Associativismo na Guarda no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda, uma iniciativa que tem como principal objetivo promover o diálogo interassociativo e fortalecer a identidade coletiva. Numa parceria com a Associação de Jogos Tradicionais, o seminário está integrada nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e abordará temas como: “O Associativismo – enquanto fenómeno social (total)” por Levi Manuel Coelho; “O Passado e o Futuro do Associativismo” com João de Matos Bernardino, presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e Raquel Castelo, presidente da Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda “Apoio ao Associativismo” e a Mesa-redonda com entidades locais e nacionais: CEIS – Centro para a Economia e Inovação Social, ProRaia e Câmara Municipal da Guarda.
À noite sobe ao palco do Teatro Municipal da Guarda o espetáculo Vozes na Alta, com direção artística de César Prata e a participação dos grupos de cantares do concelho da Guarda.

No dia 24 de novembro realiza-se a Invernal de BTT, a mítica prova da Guarda que decorrerá em caminhos rurais, trilhos e estradas secundárias de várias freguesias do concelho da Guarda.

Pelas 10h30 será assinalada a criação do Espaço Microfloresta, na Rua da Covas e apresentado o mural da Biodiversidade de DESY CXXII, na Avenida 25 de Abril, junto à rotunda da mão, numa ação com o Estrela Geopark.

Ainda no domingo será apresentado pelas 16h00 o Livro de Músicas de Manuel Geada, no Outeiro de São Miguel.

No dia 25 de novembro será inaugurada, pelas 18h00, no Museu da Guarda uma exposição de Jorge Molder com obras da Coleção Serralves e pelas 19h00 realiza-se uma iniciativa dedicada à Economia e Inovação, na Quinta de Santo António, para assinalar o Dia do Empresário.

Na véspera do Dia da Cidade, a 26 de novembro, será inaugurada pelas 17h30 a exposição “Imagem e Cidade – Os Mapas e a Urbe Projetada” com curadoria de Dulce Helena Borges e Aires Almeida na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda. No mesmo dia pelas 21h00 será inaugurada a Exposição Ecos do Passado – Grande Órgão da Catedral da Guarda, no Paço da Cultura/ExpoEcclésia, dedicada ao grande órgão joanino que existiu na Catedral da Guarda até 1899. A sessão, que inclui a apresentação do livro “A Diocese da Guarda ao tempo das Cortes Constituintes (1821-22), conta com a participação do Grupo Coral de Maçainhas. 

O programa das comemorações do 825º aniversário termina com o IV Colóquio Internacional Luso-Sefardita, a decorrer durante o dia 28 e na manhã de 29 de novembro, no Museu da Guarda.

Artigo anteriorPinhel transforma-se no epicentro de sabores autênticos no 9º Beira Interior – Vinhos & Sabores