Pelo quinto ano, a Associação de Municípios da Cova da Beira organiza uma prova Internacional de ciclismo disputada em todo o seu território que se denomina 5º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela e é disputada de 26 a 28 de Maio de 2023.
Durante três dias, quatro etapas vão ser disputadas pelos melhores desta modalidade desportiva. Com 16km, a 1ª Etapa, vai decorrer no dia 26 de maio vai ligar Seia a Gouveia. A 2ª Etapa com 126km que também decorre no dia 26 de maio, a partida será dada em Fornos de Algodres e com passagem em Celorico da Beira, Trancoso, Mêda, Marialva, Pinhel, Castelo Rodrigo encerrando em Figueira de Castelo Rodrigo.
Já no dia 27 de maio, decorre a 3ª Etapa com uma extensão de 185km, com partida em Penamacor, e passagem em Caria, Belmonte, Sortelha, Sabugal, Vilar Formoso, Almeida e terminando em Pinhel. A 4ª e última Etapa desta edição, com 170km, no dia 28 de maio, decorre entre o Fundão e a Guarda, com passagem em Castelo Novo, Covilhã, Penhas da Saúde, Torre, Sabugueiro, Manteigas, Valhelhas e termina na Guarda.
O 5º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, visa utilizar o ciclismo como um importante veículo de promoção e divulgação da região das Beiras e Serra da Estrela.
Esta prova tem como alvo principal a promoção regional e a projeção desta região, com enormes potencialidades naturais e diversificado património, cultural e gastronómico, enquanto destino turístico sustentável, durante todo o ano.
Os 3 dias de prova, estão estrategicamente colocados no calendário Internacional de Ciclismo, dado ser início de época e ser possível desta forma captar o máximo de Equipas de nível internacional, potenciando também uma época baixa na região. As 3 etapas deste 5º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, foram estrategicamente desenhadas para que a prova percorra todo o território dos 16 Municípios envolvidos no evento.
O Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela é uma organização da Associação de Municípios da Cova da Beira e da Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior em parceria com o Turismo Centro de Portugal, com a Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela e com a Federação Portuguesa de Ciclismo.