O Comando Territorial da Guarda recebeu no dia 12 de dezembro, uma premiação no âmbito do seu projeto de apoio a idosos, o eGuard, na sexta edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro.
Este prémio é promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro), em colaboração com os consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture, e visa reconhecer e destacar iniciativas inspiradoras, que promovam um envelhecimento ativo, saudável e integrado.
Neste âmbito e uma vez que o projeto “eGuard” tem como objetivo acompanhar pessoas vulneráveis, com recurso a uma plataforma eletrónica, para melhorar a sua qualidade de vida e combater o isolamento e solidão, sendo a monitorização feita pela Sala de Situação da Unidade, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O projeto consiste em fornecer um dispositivo eGuard aos idosos que mais precisam, permitindo-lhes comunicar com os operadores da GNR por voz. O dispositivo é colocado na zona do pescoço da pessoa e, em caso de necessidade, seja de segurança ou de saúde, pode ser pressionado um botão SOS.
De imediato, os militares da GNR entram em contacto com o idoso para averiguar a situação e em caso de solicitação ou falta de resposta, uma patrulha da GNR é imediatamente deslocada ao local. Adicionalmente, e caso o idoso não esteja capacitado para informar a sua localização, é possível verificar a sua geolocalização.
O acionamento do dispositivo, mesmo em situações não urgentes, permite um contacto direto e imediato dos operadores da GNR com os idosos, transmitindo-lhes um sentimento de segurança e presença.
Este projeto visa melhorar a vida das pessoas mais vulneráveis, combatendo o isolamento e a solidão.