“Fornos de Algodres Educa+” foi aprovado pelo Fundo Ambiental no valor de cerca de 60 mil euros

Várias pessoas com uma árvore na mão

O Município de Fornos de Algodres viu aprovada a sua candidatura do projeto “Fornos de Algodres Educa+” no montante de 58.338,84€ pelo Fundo Ambiental, com um financiamento de 70% (40.834,60€). Das 256 candidaturas consideráveis elegíveis, apenas 37 obtiveram aprovação – pontuação de mérito superior a 3 – e foram alvo de financiamento, grupo onde se enquadra o Município de Fornos de Algodres, que obteve uma pontuação de 4.64 na avaliação de mérito da candidatura.

Assim, no âmbito do Programa Educação Ambiental + Transversal + Aberta + Participada 2022, o Município de Fornos de Algodres viu o seu projeto “Fornos de Algodres Educa+” aprovado pelo Fundo Ambiental. Este projeto visa contribuir para a capacitação e sensibilização em matéria ambiental, apoiando uma nova cultura ambiental enquadrada com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020).

Este projeto, que será desenvolvido no ano de 2023, tem um claro enquadramento e compromisso na Estratégia Municipal do Ambiente 2022-2025 (EMA), documento estratégico elaborado pelo executivo do Município de Fornos de Algodres e aprovado em Assembleia Municipal no dia 30/12/2021, que apresenta de forma integrada, as linhas orientadoras da estratégia do Município para a área do Ambiente no concelho de Fornos de Algodres, de 2022 a 2025.

Assim, as iniciativas a implementar são enquadradas nos objetivos de desenvolvimento local (ODS), assim como nos Programas e Projetos Ambientais previstos na EMA, nomeadamente no Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular (PM3) e no Programa Municipal de Educação Ambiental (PM6).

Com esta operação pretende-se a implementação de 4 atividades de Educação Ambiental, particularmente direcionadas para as temáticas da promoção da qualidade da água, da valorização do território e da economia circular.

A implementação das atividades pretende-se o envolvimento de toda a comunidade local, bem como o setor HORECA e o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres.

Artigo anteriorBombeiros Voluntários de Celorico da Beira reforçados com mais uma Equipa de Intervenção Permanente
Próximo artigoTerritórios do Interior vão ser a prioridade na promoção turística nacional