De 12 a 14 de setembro, Vila Franca das Naves, no concelho de Trancoso, volta a ser palco de tradição, cultura e animação com a nona edição do Festival de Vindimas e Folclore. O evento, organizado pelo Município de Trancoso, junta música popular, concertos, provas de vinhos e produtos endógenos, conferências e a habitual mostra de folclore com vários ranchos convidados. A entrada é livre.
A abertura oficial acontece na sexta-feira 12 de setembro, às 19h00, após animação itinerante com as Concertinas de Laura Caetano. Segue-se a visita aos stands e, pelas 19h30, a degustação de produtos endógenos e prova de vinhos. A noite conta com o concerto de Sons do Minho (22h00) e animação de DJ Dilcio (23h30).
O certame continua no sábado, 13 de setembro, pelas 09h45 com a fanfarra 4XX em animação itinerante. Às 10h30 realiza-se a roda de conversa “Da Ciência à Comunidade – Como Prevenir Incêndios?”. Durante a tarde há animação com as Concertinas de Folgosinho e provas de vinhos e queijos. A noite é dedicada à música com a atuação da banda Terapia (17h30), seguida do concerto de Rouxinol Faduncho (22h00) e animação com DJ Zé Avécalhos (24h00).
No domingo, arranca às 08h30 com a caminhada “Rota das Vindimas”. Pelas 10h30 abre o recinto e às 11h30 realiza-se a conferência “Recuperação das Vinhas Pós-Incêndios” com a participação da Dra. Ana Oliveira (UTAD). A partir das 14h30, a vila recebe os ranchos convidados, com desfile pelas ruas e o Festival de Folclore, que conta com o Rancho Folclórico de Vila Franca das Naves, o Grupo Os Pauliteiros de Ossela (Oliveira de Azeméis), o Rancho Folclórico Fonte de Angeão (Vagos) e o Grupo Folclórico Terra da Castanha (Sernancelhe).
O certame afirma-se como um ponto de encontro da cultura popular, celebrando a tradição vitivinícola da região e reforçando o papel do folclore como expressão da identidade local.