Comando Nacional da UEPS da GNR vai ficar instalado na Guarda na antiga escola de São Miguel

dois homens na rua

Decorreu durante a manhã de hoje, 21 de dezembro, a cerimónia de assinatura de contrato de comodato, no âmbito da cedência das instalações da antiga Escola de S. Miguel para a sede do Comando da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.

Para o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, “foi um trabalho de quatro anos sempre com a firme convicção de que era absolutamente importante a fixação desta unidade nacional aqui na cidade da Guarda”, que teve o apoio e decisão dos ministros da Administração Interna, José Luís Carneiro e Eduardo Cabrita. O autarca acrescentou ainda que “é este caminho de descentralização que Portugal deve continuar a trilhar”.

A sessão contou com a presença do Comandante da UEPS, Brigadeiro-General José Rodrigues, que referiu que a integração das equipas nas novas instalações será realizada de forma faseada.

Nesta primeira fase ficarão instalados cerca de 50 a 55 militares, e no futuro poderão vir a ser cerca de 250 militares a operar diariamente nestas instalações. Na antiga escola ficará instalado o Comando Nacional e o Estado-maior da UEPS, uma Companhia Ataque Estendido, o comando da Companhia de Intervenção e Socorro 14 Viseu/Lafões/Beiras e Serra da Estrela/Beira Baixa, o posto de intervenção e proteção e socorro da Guarda e o Centro Nacional de Formação para a UEPS.

Para o Comandante da UEPS, Brigadeiro-General José Rodrigues, «esta mudança é um contributo para o desenvolvimento social e económico da cidade e da região». O dirigente referiu, ainda, que a integração das equipas nas novas instalações será realizada de forma faseada. Nesta primeira fase ficarão instalados cerca de 50 a 55 militares, que no futuro poderão vir a ser cerca de 250 militares a operar diariamente.

A instalação do comando da UEPS da GNR, na cidade da Guarda, foi anunciada em 2019 pelo então ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em 2021, durante a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional à UEPS, na cidade mais alta, o governante renovou a intenção.

Artigo anteriorVila Nova de Foz Côa vai ter uma unidade de prestação de cuidados de saúde do Hospital Terra Quente
Próximo artigoCelorico da Beira: Homem de 44 anos em prisão preventiva por violência doméstica