Aldeia de Vila Mendo celebra os sabores e as tradições na Festa do Chichorro

colher de pau com carne

Neste sábado, 25 de janeiro, a aldeia de Vila Mendo, situada no concelho da Guarda, acolhe mais uma edição da tradicional Festa do Chichorro, evento que integra o Ciclo de Festivais de Cultura Popular da Guarda. Uma festa que é uma verdadeira celebração da cultura local e das tradições que atravessam gerações.

A Festa do Chichorro, organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Vila Mendo, tem como grande estrela a recuperação da prática ancestral da Matança do Porco. Este evento, profundamente enraizado na história da aldeia, foca-se especialmente numa das iguarias mais apreciadas dessas matanças: o delicioso Chichorro, preparado de maneira tradicional, com todo o sabor e carinho que caracteriza a gastronomia da região.

O programa deste sábado está recheado de momentos imperdíveis: Matança do Porco: Tradição e Memória, Caminhada, Panca, Tasquinhas, Cozer do Pão, Produtos Endógenos, Prova do Chichorro e animação musical com o Grupo de Bombos de Vila Nova de Tazem e a Banda “Trigueirinha”

A Festa do Chichorro é, assim, uma verdadeira imersão nas tradições de Vila Mendo, um evento imperdível para quem deseja saborear a cultura popular portuguesa em pleno. Venha celebrar a memória, o sabor e a alegria!

Mas o que é o Chichorro?
Nos últimos anos com a particularidade de ser dada, em todo o processo, maior ênfase a uma “iguaria” que era feita em todas as matanças: o Chichorro. Há duas qualidades: o do “Coiro”, constituído, basicamente, pela carne entremeada cortada em pequenos pedaços e o do “Redanho”.

Este apenas constituído pela gordura existente nas massas gordas do animal. A sua confeção é simples. A carne é introduzida em panelas de ferro diferentes e aí fritos na própria gordura que libertam. Apenas lhes é acrescentado sal grosso a fim de realçar o seu sabor.

Quando já estão confecionados, são espremidos para que o excesso de gordura seja libertado. Depois de arrefecerem podem ser comidos com uma fatia de bom pão centeio e um copo do melhor vinho tinto.

Artigo anteriorFeira do Fumeiro e Artesanato traz 5 dias de tradição e sabor a Trancoso
Próximo artigoQueijo Serra da Estrela: a estrela das Feiras de fevereiro e março na Serra da Estrela