Uma tradição genuína acontece anualmente no primeiro domingo a seguir ao dia de São Brás, no lugar de Montes, no concelho de Trancoso, bem perto das localidades de Venda do Cêpo e Rio de Mel.
Depois da missa e da procissão em honra de São Brás, diversas “maltas”(grupos organizados de tocadores de bombos, caixas, flautas, acordeões e concertinas), oriundas de aldeias à volta da Serra do Pisco (Miguel Chôco, Venda do Cepo, Rio de Moinhos, Vila Novinha e Carapito) continuam a manter a tradição. Cada aldeia, apresenta a “vivacidade” dos instrumentos musicais, às centenas de pessoas que ruma a esta pequena aldeia, onde os bombos e as concertinas ecoam no ar.
Aqui também encontramos a moca, um bastão de madeira, construído manualmente e com vários formatos peculiares, que relembram animais ou algo do imaginário.
Com as maltas, chegam também as pessoas provenientes das aldeias vizinhas e da cidade com as típicas merendas, partilhadas, onde não faltam os enchidos, o queijo, o vinho e a sangria, aqui paira no ar o sabor a história, uma das tradições mais genuínas do concelho de Trancoso, a Festa de São Brás.