Prepare os agasalhos, vem aí muito frio. Guarda e todos os 17 distritos de Portugal continental em alerta amarelo

Castelo com neve e nevoeiro

Os 18 Distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso Amarelo devido à previsão de tempo frio, conforme assinala o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, hoje são três os distritos – Bragança, Guarda e Vila Real – que estão sob aviso Amarelo devido à persistência de valores baixos de temperatura mínima, aos quais se juntam, a partir das 03:00 horas de segunda-feira (23) todos os restantes Distritos de Portugal Continental.

O aviso Amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. O aviso amarelo do IPMA irá vigorar até às 07:00 de quarta-feira.

Segundo o IPMA, as temperaturas vão descer em Portugal a partir desta segunda-feira (23), com mínimas entre os 5º e -6º, mantendo-se tempo frio até ao final da semana.

Em comunicado, o IPMA refere que o tempo frio é causado por um anticiclone localizado no norte da Europa, que se estende, “em crista até ao Atlântico” e “transportará uma massa de ar frio continental para a Península Ibérica“.

Esta “descida acentuada dos valores de temperatura até segunda-feira, dia 23“, deve manter-se “sem alterações significativas até ao final da semana” e não há previsão de chuva, ainda segundo o instituto meteorológico.

Na segunda-feira, de acordo com o IPMA, a “temperatura mínima deverá variar aproximadamente entre 0º e 5° C, sendo inferior no interior Norte e Centro, onde irá baixar até valores entre 0 e -6° C“, prevendo-se igualmente a formação de geada.

A temperatura máxima também vai descer, “prevendo-se na generalidade do território valores entre 10º e 15°C e, no interior Norte e Centro, valores entre 5º e 10° C“.

Artigo anteriorBombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves celebram Dia da Mulher a 12 de março com uma caminhada, receita reverte a favor da instituição
Próximo artigoMulher detida em Vila Nova de Foz Côa por violência doméstica