A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo já abriu as candidaturas para a atribuição das bolsas de estudo para os estudantes do concelho que ingressaram no Ensino Superior ou em Cursos de Especialização Tecnológica no presente ano letivo. Este valor foi aumentado em 34,68 euros, em relação ao ano anterior, com base na variação do índice de preços do consumidor estimada pelo INE, fixando-se agora no montante de 839,21 euros.
Para se candidatarem às bolsas de estudo, os alunos devem ter sido residentes no concelho, frequentado a Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo realizado lá o ensino secundário no caso de terem ingressado no Ensino Superior, ou frequentado o 10º e 11º anos, no caso de terem seguido um Curso de Especialização Tecnológica.
Caso sejam alunos que, sendo residentes no concelho Figueirense, optaram por frequentar outro estabelecimento de ensino, é necessário que essa opção se deva ao facto de a área de estudos em causa não ter oferta pedagógica no Agrupamento de Escolas Figueirense.
Carlos Condesso, Presidente da Autarquia, afirma que “a atribuição destas bolsas visa fazer face às primeiras despesas, nomeadamente com deslocações, alojamento e alimentação, aliviando, assim, as famílias e os estudantes do concelho, que sofrem ainda mais com a inflação”. O edil refere ainda que “antes estas bolsas eram pagas no fim do ano letivo, mas que agora são pagas no início, que é quando são mais necessárias para as famílias”.
Os alunos interessados, devem preencher os documentos disponíveis no site do Município ou nos Serviços Administrativos e entregá-los na Câmara Municipal, estando o período de candidaturas aberto até ao dia 31 de outubro de 2024.