No passado dia 15 de setembro, domingo, disputou-se mais uma prova a contar para o Campeonato de Portugal de Perícia (CPP) e para o VI Troféu Raiano de Perícia (TRP).
Relativamente ao CPP, Poiares foi a décima prova de um total de 11 e no que se refere ao TRP a décima quarta de 18 provas.
Tanto para o CPP como para o TRP a prova de Poiares seguiu-se à Perícia Cereja do Fundão, organizada pela Escuderia de Castelo Branco, restando a Perícia de Viseu, para o CPP, e faltando para o TRP as provas da Labareda, em Resende, Ribeira de Pena e Cerva, todas organizadas pelo Guarda Unida, finalizando com a Perícia de Lamego.
Tudo decidido no Campeonato de Portugal de Perícia
No que se refere ao CPP já está tudo decidido. Na classificação geral Jorge Almeida, que venceu em Poiares, seguido de Hugo Ribeiro e Nelson Aguiar, é virtual campeão, repetindo-se o pódio no CPP. Na classificação das classes o pódio da Divisão 1, Classe A, é o mesmo do CPP e na Classe B João Simão é o vencedor, seguindo-se António Borges com 145 pontos e Ricardo Alexandre Rodrigues, com 144. Na Divisão 2, Classe A, está também determinado o pódio com o vencedor Dino Almeida, seguido de Jorge Sá e Nuno Borges; na Classe B André Rodrigues é o vencedor, seguido de Dario Oliveira e Ricardo Rodrigues. Na Divisão 3, Classe A, o vencedor é Rodrigo Lopes, seguido de Rui Loureiro e Manuel Sousa; na Classe B o pódio é constituído pelo vencedor, Jorge Pinho Tiago Prata e Frederico Neto.
Troféu Raiano com decisões nas quatro provas finais
Relativamente ao VI Troféu ainda há classificações em disputa, quando faltam quatro provas. Na classificação geral Jorge Almeida lidera, com 250 pontos, seguido de Nelson Aguiar, com 218 e João Simão, com 190; com 100 ou mais pontos seguem-se Hugo Ribeiro, Ricardo Alexandre Rodrigues, António Borges, Filipe Aguiar, André Rodrigues, Dario Oliveira, Ricardo Rodrigues e Alexandre Tomás.
No que se refere à luta nas divisões e classes, Jorge Almeida lidera na Divisão, Classe A, com 136 pontos, seguido de Nelson Aguiar, com 112 e Hugo Ribeiro, com 92; na Classe B João Simão é o líder, com 128 pontos, seguindo de Ricardo Alexandre Rodrigues, com 102, e António Borges, com 96; uma disputa em aberto. Na Divisão 2, Classe A, estão decididos os dois primeiros lugares, liderando, de momento, Dino Almeida, com 110 pontos, seguido de Luís Silva, com 100, o terceiro é Jorge Sá, com 48; na Classe B André Almeida segue na frente, com 112 pontos, seguido de Dario Oliveira, com 86 e Ricardo Rodrigues, com 83. Finalmente na Divisão 3, Classe A, a liderança é de Rodrigo Lopes, com 108 pontos, seguido de Manuel maravilhas, com 100 e Rui Loureiro, com 64; na Classe B está aberta a disputa pelo primeiro lugar, ocupado por Jorge Pinho, com 137 pontos, seguido de Tiago Prata, com 122 e Frederico Neto, com 83.
Destaque para os jovens pilotos António Prata, Henrique Borges e Rodrigo Neto, a marcar posição já na atualidade, dando boas perspetivas para o futuro, a juntar-se à nova geração onde se destacam já André Rodrigues e Filipe Aguiar.
Homenagens e competição dura em Poiares
A Perícia de Poiares, integrada no VII Poiares Motorshow, que teve a organização do clube Poiares Rotações, foi organizada pelo Guarda Unida, com a colaboração da Câmara Municipal de Poiares, Bombeiros Voluntários e toda a equipa do Poiares Rotações, congregando no Parque Radical e instalações circundantes numeroso público. Durante a prova o clube Poiares Rotações e a Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente, João Miguel Henriques, o qual destacou o apoio entusiástico que os poiarenses têm dado ao desporto automóvel e a qualidade dos praticantes locais, tendo sido feitas homenagens ao antigo campeão de Portugal de Ralis, Joaquim Santos, com forte ligação a Poiares, Gonçalo Henriques, campeão FPAK Junior Team 2022 e campeão das duas rodas motrizes 2023 e Tiago Neves, campeão de Portugal de Navegadores em 2023.