A Embaixada da Alemanha, em parceria com a empresa Belong, entregou hoje um donativo à Associação Veredas da Estrela, que se dedica à regeneração de ecossistemas na Serra da Estrela, após os incêndios de 2022. Durante os jogos da seleção alemã no EURO 2024, 5% dos lucros da esplanada no jardim do Goethe-Institut em Lisboa foram destinados à associação.
A campanha, organizada pela Embaixada da Alemanha em Portugal, o Goethe-Institut Portugal e a Belong, destacou os princípios de sustentabilidade do EURO 2024. No âmbito da entrega, Jakob Jurczyk-Bäumer, Chefe dos Departamentos de Assuntos Económicos e de Imprensa da Embaixada da Alemanha, e Pedro Franca Pinto, da Belong, visitaram as áreas de intervenção da Veredas da Estrela, conhecendo também o bosque de castanheiros beneficiado pelo donativo.
Jakob Jurczyk-Bäumer explicou a origem da campanha: “Foi muito importante para nós que a transmissão dos jogos de futebol, que junta tantas pessoas no jardim do Goethe-Institut, estivesse aliada a um objetivo mais profundo e que tivesse um impacto direto para uma organização de base comunitária.”
Sob o lema “Cada golo rega uma árvore”, a ação visou alertar para a importância de um cuidado contínuo pelos ecossistemas florestais.
Júlio Teles, Vice-Presidente da Veredas da Estrela, explicou como o donativo será usado: “Para regenerarmos o soito não basta plantarmos, também é preciso apoiarmos as árvores que regeneram e cuidarmos das que plantarmos. Por isso, vamos usar o donativo no restauro do tanque junto à casa e na canalização da água de nascente para as regas no verão.”
Em 2023, a associação adquiriu um bosque de castanheiros ardido que está a transformar num espaço que concilia um uso sustentável pela comunidade com a conservação ambiental. O “Soito do Futuro” é parte de um conjunto de ações que promovem comunidades ativas e uma economia rural resiliente, incluindo o cultivo de centeio rústico em faixas de proteção contra incêndios e a rota pedestre “Veredas e Barrocas”, recentemente inaugurada em parceria com o Município de Gouveia que esteve, também, representado na visita.
Essa ideia de uma economia circular, que se baseia no conhecimento antigo e que o transforma numa ferramenta n para o século XXI, está em sintonia com os princípios da Belong, sublinha Pedro Franca Pinto: “Foi muito importante para nós podermos ver aqui no local que o trabalho da Veredas da Estrela também se baseia nesses princípios, e que estamos a perseguir objetivos comuns.”
A Presidente da Veredas da Estrela, Corinna Lawrenz, aproveitou o momento para realçar a relevância da visita e do Estamos muito gratos por este apoio, que reforça a importância de preservar um interior vivo. Logo no início do nosso trabalho, houve voluntárias do Goethe-Institut que nos apoiaram no terreno – é fantástico ver esse apoio expandir-se para uma rede maior que terá, de certeza, continuidade além do dia de hoje!”