O designer João Miguel Santos é o vencedor do concurso “Um mural para João Abel Manta”. A proposta de pintura mural vencedora funde diversos trabalhos da obra gráfica de João Abel Manta e enfatiza a sua relação com o 25 de abril de 1974.
Natural de Lisboa, João Miguel Santos foi um dos nove concorrentes ao concurso “Um mural para João Abel Manta”. O júri do concurso selecionou a obra apresentada pelo jovem designer considerando a interligação da proposta criativa com a mensagem incontornável dos trabalhos de João Abel Manta.
O concurso “Um Mural para João Abel Manta” foi lançado pelo Município de Gouveia e pelo Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, tendo como objetivo selecionar uma proposta criativa que homenageie a obra gráfica de João Abel Manta enquanto intérprete visual incontornável da história contemporânea, nomeadamente da revolução do 25 de abril de 1974.
O vencedor, João Miguel Santos, irá receber um prémio monetário no valor de 2.500,00 euros e para além do prémio financeiro, irá materializar a obra vencedora. A pintura mural com a dimensão de 10 metros de comprimento por 4 metros de altura será executada na Praça do Tribunal em Gouveia.
Participaram no concurso “Um Mural para João Abel Manta” nove propostas criativas originais, inspirados na obra gráfica de João Abel Manta
O júri, presidido por Pedro Piedade Marques, curador da exposição “O Retrato em João Abel Manta – Perfis para as Selectas”, pela Arquiteta Isabel Manta, filha de João Abel Manta e pelo Vereador Permanente com o Pelouro da Cultura, José Nuno Santos selecionou a proposta vencedora de João Miguel Santos, tendo ainda referenciado uma segunda proposta criativa pela sua linguagem artística e originalidade estética.
“Um mural para João Abel Manta”
O concurso “Um Mural para João Abel Manta” é um concurso único lançado a 02 de novembro de 2022 pelo Município de Gouveia e pelo Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, durante a apresentação da exposição “O Retrato em João Abel Manta – Perfis para as Selectas” que esteve patente em Gouveia, entre 12 de agosto e 31 de dezembro do mesmo ano.
O concurso teve como objetivo deixar uma marca na cidade de Gouveia que recordasse os mais velhos e despertasse a curiosidade aos mais novos por um artista plástico tão completo e diversificado como João Abel Manta.
Através dos seus desenhos, João Abel Manta refletiu sobre o nosso país, de antes e depois do 25 de abril de 1974. A iniciativa consagra uma homenagem a João Abel Manta, figura da arquitetura, do desenho, da pintura e um dos maiores cartoonistas portugueses das décadas de 60 e 70, enquanto intérprete visual incontornável da história contemporânea.
João Abel Manta é o principal doador da coleção do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, estrutura museológica gerida pelo Município de Gouveia, dedicada a Abel Manta, pintor modernista natural de Gouveia e pai de João Abel Manta.
João Abel Manta é o principal doador da coleção inicial de arte moderna e contemporânea do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, à qual juntou, já em 2001, uma significativa mostra da sua obra gráfica. O Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta é o detentor do maior acervo de cartazes existente no país sobre a obra gráfica de João Abel Manta.