A associação Veredas da Estrela organiza, no dia 2 de abril, uma Jorna e Festa da Primavera na aldeia de Figueiró da Serra, no concelho de Gouveia. De acordo com o lema “comunidades vivas, criam ecossistemas vivos” a ideia do evento é trabalhar para garantir que, no futuro, as primaveras destas aldeias em pleno Parque Natural da Serra da Estrela sejam ainda mais verdes, bem como celebrar esta estação com a comunidade.
A ação de voluntariado que terá início às 10h da manhã, irádar continuidade ao trabalho de recuperação pós-incêndio nas lagoas da aldeia de Figueiró da Serra, que foi iniciado no outono do ano passado.
“Já não é a altura ideal do ano para plantar árvores. Por isso, com exceção de algumas árvores plantadas junto das levadas, vamos aproveitar a parte da manhã para concluir a limpeza de matéria ardida, adubar as árvores que plantámos ao longo do inverno com sobrantes florestais, construir bancos com madeira de árvores ardidas e dar início ao controlo de mimosas invasoras que voltaram a rebentar depois do incêndio”, explica Corinna Lawrenz, Presidente da Associação.
A partir das 13h a celebração irá seguir com um churrasco comunitário com opções vegetarianas na sede da Junta de Freguesia da aldeia e continuará ao longo da tarde com música ao vivo, filhoses à moda antiga e um DJ Mix ao pôr do sol.
O evento integra também a campanha de crowdfundingpromovida pela associação através da plataforma PPL, que decorre ainda até ao dia 10 de abril e recolhe fundos para apoiar o trabalho coletivo para a proteção e regeneração de ecossistemas e a prevenção de incêndios nas aldeias de Figueiró e Freixo da Serra.