A Turismo Centro de Portugal apresentou nesta sexta-feira, 21 de novembro, na Aldeia Histórica de Marialva, o guia “Aldeias com História – Centro de Portugal”, uma edição especial do Boa Cama Boa Mesa, a distribuir nacionalmente no próximo 28 de novembro, juntamente com o jornal Expresso. O lançamento reuniu dezenas de autarcas, parceiros institucionais e operadores do setor turístico, numa sessão que decorreu na unidade turística Casas do Côro.
Resultado de um trabalho conjunto entre a Turismo Centro de Portugal, a equipa do Boa Cama Boa Mesa, os municípios da região e três programas PROVERE — Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias de Montanha e Aldeias do Xisto — o guia apresenta 24 aldeias emblemáticas do território, destacando a sua riqueza histórica, cultural e paisagística.
Ao longo de 36 páginas, os leitores encontram o enquadramento histórico e geográfico de cada aldeia, sugestões de itinerários, curiosidades, elementos identitários e testemunhos de habitantes locais, num equilíbrio entre reportagem, narrativa humana e informação turística.
O guia está organizado em três grupos de oito aldeias: Aldeias Históricas de Portugal: Castelo Mendo, Castelo Novo, Idanha-A-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Piódão, Sortelha e Trancoso. Aldeias de Montanha: Alcaide, Algodres, Alvoco das Várzeas, Cortes do Meio, Folgosinho, Loriga, Manteigas e Videmonte e Aldeias do Xisto: Aigra Nova, Aldeia das Dez, Benfeita, Casal de São Simão, Fajão, Figueira, Janeiro de Cima e Sobral de São Miguel.
Com esta iniciativa, a Turismo Centro de Portugal reforça a estratégia de valorização dos territórios de baixa densidade, contribuindo para um desenvolvimento turístico “mais equilibrado, sustentável e distribuído”.
Rui Ventura, Presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou que as aldeias da região são “ativos maiores da identidade e da diferenciação” do território, sublinhando que o guia revela “24 exemplos de um Centro de Portugal humano e autêntico”. Realçou ainda que o projeto demonstra “o que se pode alcançar quando autarquias, entidades regionais e parceiros privados trabalham com objetivos comuns”.
Para César Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Mêda, anfitriã da apresentação, Marialva é “uma terra de encontros, de fronteiras e de história”, que hoje assume também o compromisso de valorizar o seu património. “Não temos um discurso miserabilista: este território existe, tem valor e merece ser afirmado”, afirmou, reforçando a importância da Rede de Aldeias Históricas como motor de criação de riqueza e identidade.
Miguel Pacheco, Diretor de Negócios do Expresso, lembrou que o Guia Boa Cama Boa Mesa tem como missão mostrar todo o país, “de norte a sul”, destacando pessoas, lugares e histórias que enriquecem a oferta turística nacional. Já Paulo Romão, proprietário das Casas do Côro, considerou uma honra acolher o evento, sublinhando o “esforço” que caracteriza o trabalho desenvolvido nos territórios de baixa densidade e a importância de iniciativas que motivam a comunidade local.
O guia “Aldeias com História – Centro de Portugal” chega às bancas no dia 28 de novembro, prometendo inspirar viajantes a descobrir um território autêntico, vibrante e profundamente ligado às suas raízes.