Trancoso revive a História: 640 Anos da Batalha de São Marcos celebrados no dia 29 de maio

várias pessoas com espadas no ar

A cidade de Trancoso prepara-se para celebrar o Feriado Municipal, assinalando os 640 anos da histórica Batalha de Trancoso com um programa oficial repleto de momentos solenes, culturais e de convívio popular.

As comemorações têm início na véspera do feriado, quarta-feira, dia 28 de maio, com um concerto da Orquestra Ligeira do Exército, marcado para as 21h00 no Pavilhão Multiusos de Trancoso.

O dia principal das celebrações, quinta-feira, 29 de maio, começa às 09h30 com o hastear da bandeira no Convento de São Francisco, seguido da receção às entidades oficiais às 10h00, no Posto de Turismo. Às 10h30, o município presta homenagem aos funcionários recentemente aposentados da Câmara Municipal, numa cerimónia no Pavilhão Multiusos.

Um dos pontos altos do dia será a “Homenagem ao Exército” às 11h00, com a entrega da Medalha de Honra do Município, seguida de uma visita ao Espaço do Exército na Praça Dom Dinis, às 12h30.

Durante a tarde, às 15h00, realiza-se o Cortejo Cívico até ao Planalto de São Marcos, em paralelo com a XII Caminhada Solidária da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Às 15h30, haverá uma homenagem aos combatentes da Batalha de Trancoso de 1385, com a presença do Exército Português.

A partir das 16h00, o evento continua com uma Sessão Evocativa da batalha, culminando com a tão esperada recriação histórica do combate às 17h00, transportando os participantes para um dos momentos mais marcantes da história local. A tradicional distribuição de pão e laranjas acontece às 18h00, encerrando com um arraial popular às 18h30.

A Capela de São Marcos estará aberta ao público das 09h30 às 12h30 e das 14h00 até ao final das celebrações, proporcionando um espaço de reflexão e homenagem.

O Feriado Municipal de Trancoso promete ser uma vibrante homenagem à história, à cultura e à identidade da cidade, envolvendo a comunidade e os visitantes numa verdadeira viagem no tempo.

Artigo anteriorProteção Civil alerta para risco de incêndios mais intensos neste verão na região das Beiras e Serra da Estrela