Trancoso celebra o 25 de Abril com a 9ª Corrida da Liberdade

várias pessoas a correr na rua

O centro histórico de Trancoso vai ser, mais uma vez, o ponto de partida e chegada, da tradicional Corrida da Liberdade, agendada para o dia 25 de abril, data em que se comemora a “Revolução dos Cravos”.

A prova, que este ano cumprirá a sua 9ª edição e que costuma ser marcada por muita energia, cor e uma forte adesão da população, é composta por vários percursos e distâncias, adaptados a diferentes idades e níveis de condição física. O objetivo é garantir que, a correr ou a caminhar, todos terão a possibilidade de participar, dos mais novos aos seniores.

Mas as celebrações do 25 de abril, iniciam-se no dia 24 de abril, com a 2ª etapa do 13º Grande Prémio de Ciclismo “O Jogo”. O evento começa às 13h24 com a entrada dos ciclistas no concelho de Trancoso, passando pela Torre do Terrenho. A chegada está prevista para as 15h36 na Avenida Heróis de São Marcos, onde será um momento vibrante para os fãs do ciclismo.

À noite, o Concerto MTV’s marcará o início das festividades culturais, com início às 21h30, no Convento de São Francisco.

No dia 25 de abril, as comemorações começam cedo com o Hastear da Bandeira às 09h30, no Convento de São Francisco, seguido de um evento especial: o 6º Passeio Cicloturismo “Giro D’El Rei”, com concentração marcada para as Portas d’El Rei. Para os amantes da história, às 10h30 haverá uma Sessão Evocativa do 25 de Abril também no Convento de São Francisco, onde se relembrará o impacto histórico desta data.

À tarde, o destaque vai para a IX Corrida da Liberdade, que terá início às 15h00 no Largo Dom Dinis. A corrida promete atrair corredores e público, celebrando o espírito de liberdade e superação.

A cerimónia de Entrega de Prémios será realizada às 18h00, também no Largo Dom Dinis, celebrando o esforço de todos os participantes. Para encerrar o dia, um Lanche Comunitário será servido às 19h00, permitindo a todos partilhar momentos de confraternização e celebração da liberdade no coração de Trancoso.

Artigo anteriorProcissão do Enterro do Senhor regressa a Pinhel nesta Sexta-Feira Santa
Próximo artigoEm Aldeias, a Páscoa cheira a memórias e sabe a Folar