A Agenda Cultural da Guarda para o último trimestre do ano apresenta mais de 100 atividades a decorrerem nos equipamentos do Município – Teatro Municipal da Guarda (TMG), Biblioteca Municipal da Guarda (BMEL), Museu da Guarda (MG) – e diversos espaços do concelho. As propostas são diversificadas e dirigidas a todos os públicos num convite à fruição cultural e desafio ao encontro da identidade e da memória coletiva. O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, salienta que a programação para os últimos meses do ano “reafirma o compromisso em proporcionar momentos de cultura distinta e diversa de reconhecida qualidade”.
O Teatro Municipal da Guarda continua a apresentar uma programação com nomes nacionais e a apostar na produção local.
A 11 de outubro inicia-se mais uma edição do Festival One Band com a participação de bandas do Japão, Bélgica e Portugal.
O Café Concerto recebe a 18 de outubro o concerto dos Fitacola, um projeto nascido em Coimbra em 2003 baseado numa ligação entre amigos envolvidos no panorama musical do punk, rock e ska.
Nos dias 19 e 20 de outubro o grupo Gambozinos e Peobardos apresenta “Aurora” um percurso teatral com início ao amanhecer que leva os espetadores até à Torre de Menagem.
No dia 26 de outubro, o Grande Auditório recebe o concerto da Banda Sinfónica do Exército numa iniciativa que assinala o Dia do Exército que conta com a participação da cantora Rita Morais e da Copituna D’Oppidana.
O coletivo multidisciplinar Lisbon Poetry Orchestra sobe ao palco do Grande Auditório no dia 2 de novembro. O grupo formado por músicos que convidam outros músicos para celebrar e interpretar a poesia apresenta o álbum “Os Surrealistas” dedicado a artistas e poetas que perceberam a urgência da liberdade num Portugal cinzento.
O espetáculo “A Cena do Ódio” do grupo Aquilo Teatro estará em cena no TMG, nos dias 15 e 16 de outubro. A peça presta homenagem ao poeta e pintor Almada Negreiros revisitando o texto e outros poemas do autor.
César Prata apresenta no dia 23 de novembro o espetáculo “Vozes na Alta”. Nesta iniciativa os grupos de cantares do concelho sobem ao palco do Grande Auditório para celebrar Abril.
A Galeria do TMG recebe a partir do dia 26 de novembro a exposição “Imagem e Cidade – Os Mapas Imaginados e a Urbe Projetada” com curadoria de Aires Almeida e Dulce Helena Borges. A iniciativa está integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
No dia da Cidade, a 27 de novembro, o TMG recebe Sara Correia. Conhecida no meio como “Furacão do Fado”, a fadista vai apresentar na cidade mais alta o seu mais recente álbum “Liberdade”.
Em dezembro, o Grande Auditório recebe o músico David Fonseca, nome indissociável da banda Silence 4. O concerto no dia 5 promete ser mais uma prestação memorável com a mistura de várias componentes multimédia.
O teatro do Calafrio apresenta no Pequeno Auditório nos dias 12, 13 e 14 dezembro a peça “De Sombra à Outra”. A peça retrata “o confronto com a evidência da fragilidade humana, a procura constante por respostas em relação ao amor, a morte e a perecibilidade de tudo”.
A programação do ano no Grande Auditório encerra com o espetáculo “Feliz Aniversário” com João Baião. A comédia conta a história de Bernardo que aproveitando a ausência da sua mulher programa um fim de semana com a amante que celebra o seu aniversário. Tudo parece estar certo até a esposa decidir em cima da hora que não embora.
A programação do Museu da Guarda inclui várias exposições ao longo dos próximos três meses. Nos espaços do Museu destaca-se a inauguração das exposições do Dia Nacional do Exército, a 22 de outubro, e da Coleção Serralves, a 25 de novembro. Nos restantes espaços expositivos do concelho destaque para as exposições da Rede Cultural e Criativa da Guarda no Museu Etnográfico da Castanha em Aldeia do Bispo, na Casa-Museu do Jarmelo e em Aldeia Viçosa. Para este trimestre, o serviço educativo tem agendadas múltiplas iniciativas e estão programadas várias visitas-conversa sobre os mais recentes achados arqueológicos no concelho.
Serão ainda apresentadas diversas publicações como a Coletânea Avenida 25 de Abril – Memórias e Ficções da Guarda, no âmbito das Comemorações dos 50 anos de Abril que será apresentada a 17 de outubro e a edição N.º 45 da revista Praça Velha – Revista Cultural da cidade da Guarda no dia 23 de novembro.
A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço dá seguimento à programação dirigida a diversos tipos de público com apresentações de livros, exposições, contos, visitas à biblioteca, oficinas variadas e conversas.
De destacar a apresentação dia 18 do projeto “Guarda Memórias” dirigido aos centros de dia e lares do concelho que visa estimular memórias e criar a ambiência de outros tempos. A recolha de vozes, gestos e expressões únicas ficarão guardadas no fundo local da Biblioteca Municipal.
No dia 31 de outubro decorre a cerimónia de entrega de Prémios e seminário do Prémio CEI-IT – Investigação, Inovação e Território 2024.
No dia 8 de novembro, o teatro do Calafrio promove a segunda conferência do ciclo “Lápis Azul” dedicada ao tema “A Ação da Censura no Cinema e Nas Artes Performativas”.
Na tarde de 16 de novembro decorre uma leitura encenada da obra “Duas Conferências em Defesa da Paz” de Maria Lamas e Teixeira de Pascoaes.
A 22 de novembro, os alunos do 1º ciclo são convidados para um encontro de autor e apresentação do livro “Garimpeiro das Palavras” de Clara Haddad.
Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro o Centro de Estudos Ibéricos promove o VII Encontro Imagem & Território com iniciativas a decorrer no TMG, na BMEL e no Museu. O programa do evento inclui exposições, debates, mostras e publicações.
Pelo concelho também decorrerão diversas iniciativas com destaque para a Festa da Castanha e da Jeropiga nos dias 9 e 10 de novembro em Famalicão da Serra e as Jornadas do Azeite nas freguesias de Ramela e João Antão a 15, 16 e 17 de novembro.