Santos da Guarda e o concurso do caldo de grão regressam entre 6 a 24 de junho

Duas pessoas a assar sardinha

Na Guarda, junho é sinónimo de Santos Populares, de muita animação e dos bailaricos e arraiais  com os aromas da sardinha assada e do tradicional Caldo de Grão. Os “Santos da Guarda” voltam  às ruas da cidade da Guarda entre os dias 6 e 24 de junho. 

Os santos populares voltam a fazer a festa nas ruas ao longo do mês de junho, primeiro pelos  bairros da cidade mais alta e depois com a Festa de Encerramento na Praça do Município, de 21  a 23 de junho. 

Nos bairros, em 2024, participam: São Domingos (6 de junho); Galegos (7 de junho); Bonfim (8 de junho); Bairro do Torrão (9 de junho); Bairro Nª Senhora de Fátima (10 de  junho); Alfarazes (11 de junho); Lameirinhas (12 de junho); Sequeira (15 de junho); Póvoa do  Mileu (16 de junho); Bairro da Luz (17 de junho), São Vicente (18 de junho) e Bairro do  Pinheiro (19 de junho). Já na Praça do Município serão 8 os bairros que irão participar através  das respetivas associações na Festa de Encerramento garantindo os Comes-e-bebes. 

A Festa de Encerramento contará com três dias de grande animação, não vai faltar a feira de  Artesanato, este ano no Jardim José de Lemos, a animação, gastronomia, concertos, Bonecas  dos Santos Populares, Marchas Populares e o Concurso do Caldo de Grão, prato tradicional da  Guarda, muito popular nesta época festiva, no Largo do Município. 

O Marchódromo estará montado junto aos Paços do Concelho, e por ali desfilarão, no dia 22, cinco marchas populares, a saber: as guardenses Marcha do Bairro da Luz, Marcha do Bairro da  Sequeira e Marcha de São Vicente e as convidadas Marcha de Belmonte e Marcha de Alcântara.  

O Caldo de Grão da Guarda volta a estar em destaque nestes Santos da Guarda com 8 bairros a  disputar a “concha prateada”. Concorrem, nesta edição: Bairro de S. Domingos, Galegos, Nª  Senhora de Fátima, Alfarazes, Mileu, Bairro da Luz, S. Vicente e Bairro do Pinheiro.  

A Animação Musical também não vai faltar com bombos, concertinas, grupos de cantares e  Rancho Populares durante o dia e com os tradicionais bailaricos ao final das três noites: destaque  para os concertos na Praça do Município d’ O Grupo Impakto no dia 21, o grupo Tokadançar no  dia 22 e o popular artista José Malhoa, no domingo, dia 23.

Na Praça do Município estará também o Espaço Gastronómico com a sardinha, os pimentos e as carnes assadas e o Caldo-de-grão da Guarda, com o pão e queijo de Videmonte, enchidos da  Guarda, doces, licores e as tradicionais enguias. O espeço será assegurado pelos Bairros de  Alfarazes, Bonfim, Lameirinhas, Luz, Pinheiro, Póvoa do Mileu, S. Domingos e S. Vicente. 

Ainda na Praça do Município vão ficar em exposição, durante toda a festa de encerramento, as  Bonecas dos Santos Populares dos bairros do Nª S. Fátima, Alfarazes, Sequeira e Luz.  

De referir ainda que a realização da tradicional Feira Anual de S. João que decorrerá no dia 24  na zona de Estacionamento do Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda-Gare. Durante 16 dias não  vai faltar animação, comes e bebes, concertos, bonecas dos Santos Populares, Marchas  populares e o Caldo de Grão na cidade mais alta. 

Artigo anteriorFeira Medieval – Cidade Falcão decorre em Pinhel durante 3 dias
Próximo artigoAguiar da Beira: Homem de 39 anos detido por tráfico de estupefacientes