Rui Ventura e Walter Chicharro disputaram esta quinta-feira, 27 de março, a presidência da Turismo Centro de Portugal com o objetivo de afirmar a região, nacional e internacionalmente, como um destino turístico sustentável.
Saiu-se vencedor o ainda autarca da Câmara Municipal de Pinhel. As eleições foram realizadas em Coimbra ao final desta tarde.
O autarca de Pinhel, o social-democrata Rui Ventura, pretende consolidar a região como uma marca de “diversidade”, apostando em slogans como “um país dentro do país” onde “um dia é bom, dois é ótimo, três nunca é demais”.
A Assembleia Geral Extraordinária Eleitoral da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) elegeu hoje Rui Ventura como novo presidente da Comissão Executiva desta entidade, para um mandato que termina em 2028.
O ato eleitoral realizou-se numa mesa de voto colocada no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em Coimbra. Votaram 149 associados, que representam 93,7% dos 159 elementos do colégio eleitoral.
Apresentaram-se dois candidatos à presidência da Comissão Executiva. Rui Ventura, até agora Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, obteve 86 votos (57,72%) e Walter Chicharro, deputado na Assembleia da República e anterior Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, obteve 60 votos (40,27%). Registaram-se também 3 votos brancos.
Recorde-se que este ato eleitoral teve como único propósito eleger o Presidente da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, lugar que se encontrava vago desde dezembro de 2024, pelo falecimento de Raul Almeida. Os restantes órgãos sociais da TCP, eleitos em julho de 2023, mantêm-se inalterados.
A tomada de posse dos órgãos sociais terá lugar às 11h30 horas de dia 15 de abril, em Coimbra.
Dirigindo-se a todos os associados, depois de conhecidos os resultados, Rui Ventura enalteceu a participação. “Agradeço a todos os associados pela participação. As duas candidaturas mantiveram a elevação que esta entidade regional sempre teve, com um espírito de união que lhe é reconhecido”, sublinhou. “É meu propósito que estejamos sempre juntos, quer os municípios, quer os privados, com quem tenho aprendido muito nas últimas semanas. Deixo uma palavra de agradecimento a toda a minha equipa e a todos aqueles que me receberam de braços abertos na Turismo Centro de Portugal. Fui bem recebido, colhi ideias e recolhi o sentimento de cada um dos setores desta entidade. Acredito que esta região de turismo vai ter mais futuro ainda”, acrescentou.