Rede Interior, a App que promete fazer de cada visita ao território uma experiência única

telemóvel na mão

Chama-se Rede Interior e promete fazer de cada visita ao território uma experiência
única. Com propostas turísticas e culturais em Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres,
Fundão, Gouveia, Manteigas e Seia, a APP é mais uma iniciativa do projeto com o
mesmo nome: Rede Interior – Arte e Cultura em Rede, promovido pela ASTA, em
parceria com os 7 municípios que, nos últimos anos, foram palco por excelência de uma
mão cheia de espetáculos.

Como explica a ASTA, a criação desta APP visa a “criação de conteúdos digitais universais acessíveis a todos os que visitam o território, proporcionando, assim, experiências marcantes e diferenciadoras”.

O Centro Interpretativo do Vale Galaciar do Zézere, em Manteigas, o Museu da Covilhã, o
Museu dos Descobrimentos, em Belmonte, o Centro Interpretativo, em Fornos de Algodres, a Casa da Vivência Judaica, em Gouveia e o Museu do Brinquedo em Seia… a APP “Rede Interior” leva os turistas a 7 monumentos e desafia-os a vê-los com outros olhos. Os visitantes podem, assim, ficar a saber tudo sobre cada uma destas atrações turísticas identitárias, mas também mais sobre cada um destes concelhos, encontrando, ainda, uma mão cheia de outras curiosidades. Para tudo isto basta, apenas, um clique.

Mas há mais. Para uma experiência única, quando visitar cada um dos locais, os turistas vão encontrar um QRcode que lhes permitirá, através da APP, aceder a um vídeo sobre os 7 monumentos e os 7 concelhos.

A APP quer também desafiar os turistas a circularem pelos 7 municípios da Rede Interior. Assim em cada monumento, o turista vai ficar a saber qual o monumento mais perto do local em que se encontra para visitar.

“A aplicação assume um caráter itinerante de visitação aos sete monumentos de cada Município, o que incentiva o turista (sobretudo famílias e grupos que realizam short-breaks) a permanecer no território mais do que um dia contribuindo para a aumento do número de dormidas na região”, resume a ASTA.

Gratuita e compatível com formatos Android e IOS, a APP descarrega-se em poucos minutos e é muito intuitiva. O aplicativo está preparado para turistas internacionais, tendo, assim, versão em inglês e espanhol. Realça-se, ainda, que os conteúdos multimédia têm legendas disponíveis, conseguindo-se, assim, uma linguagem plural e inclusiva. A APP contém, ainda, informação sobre o projeto e sobre a ASTA, mentora deste projeto.

Recorde-se que o projeto Rede Interior é cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tendo como entidade líder executora a ASTA – Teatro e Outras Artes, e como entidades parceiras os municípios de Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Manteigas e Seia.

Artigo anteriorCâmara de Figueira de Castelo Rodrigo restaura o icónico Chafariz dos Pretos
Próximo artigoVila Nova de Foz Côa recebe a 1ª Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros