A Diocese da Guarda acolheu nos Dias nas Dioceses (DND´S), associados à JMJ Jornada Mundial da Juventude (JMJ), cerca de 700 a 800 peregrinos de várias nacionalidades, sendo as mais representativas a francesa e a guineense.
As atividades iniciaram-se no dia 26 de julho com a receção dos mesmos no Parque Municipal da cidade da Guarda e culminou com a Eucaristia na Sé Catedral da cidade onde estiveram presentes todos os peregrinos e famílias de acolhimento.
No dia seguinte, as atividades prosseguiram na cidade, já somente, para os cerca de 180 peregrinos que permaneceram com as famílias de acolhimento residentes na Guarda. No dia 29 de julho teve lugar um jantar convívio no Parque Polis para todos os peregrinos e respetivas famílias. Em 30 de julho, pela manhã, os peregrinos participaram numa celebração Eucarística na Igreja de S. Miguel na Guarda e nos dias 31 de julho e 1 de agosto teve lugar a partida dos peregrinos para Lisboa.
Em todas as atividades que se desenrolaram na cidade, bem como todas as partidas e chegadas dos peregrinos da cidade para outras áreas do concelho ou do distrito, a Polícia de Segurança Pública da Guarda colaborou ininterrupta e ativamente com a diocese local para que a passagem e estadia dos peregrinos pela Guarda e por Gouveia decorresse com as melhores condições de segurança possíveis de forma a que estes pudessem desfrutar o mais possível, dos eventos, da cidade, dos costumes e da experiência proporcionada pela organização no que diz respeito ao convívio com habitantes locais e peregrinos de outros países.
Durante todo este período dos Dias nas Dioceses, a PSP da Guarda, através da sua atividade operacional diária privilegiou o acompanhamento dos peregrinos em todos os seus movimentos na cidade da Guarda e de Gouveia, de forma a garantir a sua total integridade no que respeita à prevenção de furtos ou roubos, bem como na segurança rodoviária.
Por conseguinte, face à estratégia operacional definida, foi possível constatar que não foi registado qualquer incidente ou ocorrência inopinada que tenha colocado em causa a segurança física de qualquer dos peregrinos. É, pois, possível afirmar que na área de responsabilidade do Comando Distrital da PSP da Guarda, os Dias nas Dioceses se desenrolaram com sucesso e com a necessária e habitual tranquilidade e ordem que carateriza a cidade mais alta de Portugal.
No entanto, sendo a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um dos maiores eventos já realizados em Portugal, as exigências securitárias são também elevadas. Tanto mais que, a quase totalidade das atividades que têm lugar em Lisboa ocorrem na área de responsabilidade da PSP envolvendo milhares de pessoas. A este fato acresce também que a segurança pessoal de Sua Santidade o Papa Francisco, está a cargo do Corpo de Segurança Pessoal da PSP.
Por este motivo todo o dispositivo territorial da PSP foi incumbido de reforçar o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa.
A PSP da Guarda colabora também no mencionado reforço de meios humanos, tendo a partida para Lisboa, ocorrido no dia 31 de julho durante a tarde, composta por várias valências operacionais.
Este reforço da PSP da Guarda ao Comando Metropolitano da PSP de Lisboa não colocará em causa a segurança nas cidades da Guarda e de Gouveia, uma vez que não existem polícias em gozo de férias e na prática o efetivo deslocalizado para colaborar na JMJ é equivalente àquele que se encontraria ausente por motivo de férias, se numa situação normal nos encontrássemos.
A PSP da Guarda congratula-se com a forma como decorreram os Dias nas Dioceses na cidade da Guarda e espera que todo o evento a decorrer até 6 de agosto em Lisboa se desenrole de acordo com as expetativas previstas e possa refletir uma imagem de excelência para as forças de segurança e para o país em geral.