PSP da Guarda: Fardas de polícias pré-aposentados transformadas em roupas e acessórios para crianças carenciadas

várias pessoas numa sala

Decorreu, nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, no Salão Nobre do Comando Distrital da PSP da Guarda, uma cerimónia referente à assinatura do protocolo de cooperação do projeto “Novo Turno, Nova Vida.” | Os Polícias aposentam-se, as fardas continuam.

Uma ideia do Comando Distrital da Guarda e um projeto pioneiro na Polícia Segurança Pública que assenta numa ação de sustentabilidade através da reutilização de peças de fardamento dos Polícias da PSP da Guarda que passam à situação de pré-aposentação.

As peças de fardamento, “carregadas” de um enorme simbolismo de missão e dever cumprido por parte dos Polícias que as vestiram ao longo da sua carreira ganham agora uma nova forma e uma nova “vida”, para um novo destino e um fim solidário.

O projeto, que já decorre desde 2023, conta com a colaboração imprescindível da Associação dos Professores Aposentados do Distrito da Guarda (APADG), que recebe as fardas e com criatividade e um enorme trabalho de voluntariado transforma as mesmas em roupas e acessórios para crianças carenciadas.

Pretende-se que as novas peças de roupa tenham como destino final, crianças carenciadas noutro país, estando ainda por ser apurado qual, assim como a possibilidade de serem entregues pela PSP no âmbito da Cooperação Internacional.

No momento da assinatura do presente protocolo, esteve exibida uma pequena exposição de alguns dos exemplares já criados até ao momento, os quais, em data a anunciar oportunamente, voltam a ser expostos a público através do outro parceiro do projeto, o Centro Comercial La Vie Guarda que ontem também presenteou a APADG, com uma oferta de material.

Em comunicado, a “A PSP – Comando Distrital da Guarda agradece aos parceiros, toda a disponibilidade e apoio prestado para a realização e desenvolvimento deste projeto”.

Artigo anteriorPedido dos Municípios do Parque Natural da Serra da Estrela afetados pelos incêndios teve luz verde
Próximo artigo29ª Feira das Tradições em Pinhel decorre até domingo com 200 expositores