PSP da Guarda celebra nesta terça-feira 140 anos ao serviço da população

Homem de costas fardado

Em 22 de outubro de 1884, 15 cidadãos que tinham servido em Unidades do Exército, comandados pelo Comissário Pignatelly, constituíram o Primeiro Corpo de Polícia Civil da cidade da Guarda, marcando desta forma a data que é considerada como um dia festivo para o Comando Distrital da Guarda da Polícia de Segurança Pública (PSP).

As comemorações dos 140 ANOS PSP GUARDA, realizam-se amanhã e vão ter início pelas 9 horas, na Sé Catedral da Guarda, onde se vai realizar uma missa em memória dos elementos falecidos do Comando, seguindo-se pelas 10h45, a cerimónia solene, que será realizada, na sala António de Almeida Santos, na Câmara Municipal da Guarda.

Atualmente, a área de responsabilidade territorial do Comando Distrital da Guarda da PSP engloba as cidades da Guarda e de Gouveia e, em matéria de licenciamento, controlo e fiscalização do fabrico, armazenamento, comercialização, utilização e transporte de armas e munições, todo o distrito da Guarda.

Segundo o RASI – Relatório Anual de Segurança Interna, referente ao ano de 2023, o distrito da Guarda continua a ser apontado como como um dos três distritos com menor índice de criminalidade denunciada. Na prossecução deste objetivo, no ano de 2023, foram realizadas mais de 65 ações de prevenção junto da comunidade escolar, o que representa um aumento de 141% de ações quando comparadas com o ano de 2022 e no que respeita à proatividade policial, em 2023, registou-se um aumento de 32%, tendo para isso contribuído os crimes de tráfico de estupefacientes, a condução de veículo com taxa de álcool igual ou superior a 1.2g/l e a condução sem habilitação legal. Também em 2023 a sinistralidade rodoviária registou um decréscimo de 99 acidentes face ao ano anterior, o que representa menos 72%.

A PSP da Guarda tem adotado uma estratégia abrangente e diversificada de atividades de forma a aumentar a visibilidade e proximidade com a sociedade em geral. Com o mesmo empenho e rigor, além da habitual atividade operacional desenvolvida 24 horas por dia, todos os dias do ano, em 2024, foram também celebrados protocolos e realizadas parcerias institucionais, que têm projetado a imagem institucional da PSP.

Artigo anteriorSão Paio ao sabor da tradição: 23º Festival de Sopas traz o melhor da Serra da Estrela