Presépio de Vide Entre Vinhas venceu a 5ª Rota dos Presépios das Freguesias de Celorico da Beira

três pessoas em cima de um palco

O Presépio de Vide Entre Vinhas, da União das Freguesias de Cortiçô da Serra, Vide-Entre-Vinhas e Salgueirais, foi o grande vencedor da V Rota dos Presépios das Freguesias do concelho de Celorico da Beira, edição de 2025.

O anúncio dos vencedores foi feito neste sábado, dia 10 de janeiro, no final do Concerto de Reis, que decorreu no Centro Cultural de Celorico da Beira. O espetáculo contou com a atuação de vários grupos musicais do concelho, numa tarde inteiramente dedicada à tradição dos Reis.

O presépio vencedor criado pela paróquia destacou-se pela sua originalidade e forte ligação à identidade local. Construído com materiais do quotidiano, integra também restos de madeira provenientes de uma habitação que ardeu, dando-lhes uma nova vida simbólica. A obra retrata diversos cenários da vivência da freguesia, como as atividades agrícolas, as cozinhas antigas, o fabrico do queijo de ovelha e o funcionamento do forno tradicional.

Em segundo lugar ficou a Junta de Freguesia de Prados, enquanto o terceiro lugar foi atribuído à União das Freguesias de Rapa e Cadafaz, com o presépio da aldeia da Rapa.

Nesta edição participaram 15 das 16 freguesias do concelho, demonstrando uma forte adesão e envolvimento da comunidade nesta iniciativa cultural e religiosa.

Foram atribuídos três prémios principais, no valor de 500 euros para o 1.º lugar, 250 euros para o 2.º lugar e 100 euros para o 3.º lugar. Além disso, como forma de incentivo e reconhecimento, foram ainda entregues prémios de participação, no montante de 150 euros às freguesias e 100 euros às anexas.

A avaliação dos presépios esteve a cargo de um júri composto por representantes de entidades locais, nomeadamente um pároco do concelho, um representante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira e um representante do Conselho Local de Ação Social (CLAS). Os trabalhos foram apreciados com base em critérios como criatividade, inovação e enquadramento do presépio na respetiva freguesia.

A Rota dos Presépios volta assim a afirmar-se como uma iniciativa de valorização das tradições, da identidade local e do espírito comunitário no concelho de Celorico da Beira.

Artigo anteriorRewilding Portugal reforça populações de coelho-bravo nos distritos da Guarda e Castelo Branco
Próximo artigoForça Especial de Proteção Civil instala máquina de rastos em Trancoso