População do Concelho de Fornos de Algodres reciclou mais de 126.500 kg de resíduos em 2024

Caixotes do lixo junto a um portão

A População do Concelho de Fornos de Algodres reciclou mais de 126.500 kg de resíduos em 2024, tendo superado o mesmo período do ano de referência (2018) em mais de 93.000 kg.

Em 2018, o Município de Fornos de Algodres iniciou um processo de promoção de boas práticas ambientais, que incidiam, entre outras temáticas, na reciclagem de papel/cartão, plástico/metal e vidro. Desde então, o caminho tem vindo a ser percorrido, com a população do concelho a aderir satisfatoriamente e a adotar novos hábitos de separação dos resíduos recicláveis no seu dia-a-dia.

Mais recentemente, em 2022, o Município decidiu por em prática a Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, que se divide em 7 Programas, entre eles o PM3 – Programa Municipal de Resíduos e Economia Circular, com vista ao desenvolvimento de um sistema de produção e consumo mais sustentável, na procura da neutralidade carbónica e da preservação da biodiversidade.

Desde o arranque do programa, tem sido efetuada uma monitorização da rede de recolha seletiva dos resíduos da fileira do papel/cartão, plástico/metal e vidro, e os resultados, a pouco mais de um ano da data de fim, estão a revelar-se muito positivos.

Desde o início de 2024, os residentes no concelho já enviaram para reciclagem 126.578 kg de resíduos, valores globais que representam uma taxa de crescimento superior a 108% relativamente ao período homólogo de 2018 (ano de referência). Estes números correspondem a 51.084 kg de papel/cartão, 41.745 kg de plástico/metal e 33.749 kg de vidro.

Os resultados apresentados são reflexo de um esforço conjunto entre o Município de Fornos de Algodres e a comunidade do concelho. Apesar de haver ainda um longo caminho a percorrer para atingir as metas definidas no que respeita à quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem até 2025, podemos afirmar que estamos cada vez mais próximos de atingir os objetivos. Se, por um lado, as iniciativas municipais têm sido um sucesso, também é de destacar o papel da comunidade que tem demonstrado grande vontade de tornar Fornos de Algodres um concelho mais sustentável, contribuindo para atingir a meta da neutralidade carbónica.

Fornos de Algodres e a Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025

O Município de Fornos de Algodres rege-se por uma Estratégia Municipal Ambiental traçada para os anos de 2022 a 2025, que visa estabelecer um conjunto de medidas ambientais, cujo objetivo passa por conduzir a uma mudança de comportamentos e hábitos, com vista a tornar o concelho mais sustentável.

A Estratégia Municipal Ambiental do Município de Fornos de Algodres é composta por 7 programas e 16 projetos.

O PM3 – Programa Municipal de Resíduos e Economia Circular engloba dois projetos de especial interesse para que o concelho de Fornos de Algodres atinja a neutralidade carbónica, nomeadamente: o P07 – Projeto de Economia Circular e Biorresíduos, que tem como objetivo aumentar a circularidade, reduzindo resíduos e aumentando a reutilização, tudo isto, apostando na recolha e valorização multimaterial e de biorresíduos; e o P08 – Projeto de Monitorização da Gestão de Resíduos, que visa prevenir e reduzir a produção de resíduos, renovar, manter e reforçar a segurança do parque de contentores de Resíduos Sólidos Urbanos e renovar a frota de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos.

Estes projetos contribuem diretamente para alcançar os ODS n.º 11 (tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis), n.º 12 (garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis) e n.º 13 (adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos).

Artigo anteriorCasa Vergílio Ferreira – Para Sempre em Melo enaltece legado do escritor
Próximo artigoÁguas Públicas da Serra da Estrela recebeu o “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano” atribuído pela ERSAR