Os Passadiços do Mondego, um dos maiores atrativos turísticos da Guarda, continuam a receber reconhecimento pelo seu impacto no desenvolvimento turístico e na promoção do património natural da região. O mais recente prémio, atribuído na 8.ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, distingue os Passadiços do Mondego como marca na categoria de “Turismo da Natureza”, reafirmando o seu papel fundamental na atração de visitantes e na valorização da Guarda como destino de excelência. O concelho foi ainda distinguido numa outra categoria, a de Ícones, com a Praia Fluvial de Aldeia Viçosa.
Com a atribuição do prémio na categoria Marcas Regionais, os Passadiços do Mondego vêm consolidando o percurso como uma das principais atrações turísticas de Portugal. Este reconhecimento, Prémio Cinco Estrelas Regiões, resultado da análise de 498.660 consumidores, é um reflexo da qualidade e do impacto positivo que os Passadiços têm na região, promovendo o Turismo de Natureza.
O galardão, recentemente anunciado, junta-se assim a outros prémios de prestígio já alcançados pelo itinerário guardense desde a sua abertura em 2022. Recorde-se que em março de 2024, os Passadiços foram distinguidos com o prémio de Projeto Líder de Desenvolvimento do Turismo 2024 nos World Travel Awards, na categoria Europe’s Leading Tourism Development Project, um dos maiores reconhecimentos internacionais no setor do turismo, os “Óscares do Turismo”. Um galardão internacional que coloca os Passadiços do Mondego como uma referência de excelência no turismo europeu. Em outubro de 2023, os Passadiços foram premiados na 5.ª edição dos Prémios Imobiliário Expresso/SIC Notícias, na categoria Espaço Público: Espaço Verde/Urbanismo, destacando a sua importância não só como atrativo turístico, mas também como elemento de transformação urbana e ambiental na Guarda. O itinerário foi ainda distinguido no mesmo ano com o Prémio Reconhecimento de Turismo de Experiência no 1.º Fórum Ibérico de Sustentabilidade e Digitalização de Empresas Turísticas e Destinos do Interior, em Plasencia, Espanha.
Desde a sua inauguração, em novembro de 2022, os Passadiços do Mondego têm atraído milhares de visitantes, sendo um dos principais motores de desenvolvimento do turismo na região. Este contínuo reconhecimento, tanto a nível nacional como internacional, sublinha a importância do projeto na valorização do património natural da Serra da Estrela e na promoção do turismo sustentável.
O Município da Guarda reafirma, com estes prémios, o seu compromisso em preservar e promover a sua rica herança natural, cultural e histórica, tornando-se um destino de excelência para os visitantes, nacionais e internacionais.
Sobre o Prémio Cinco Estrelas
O Prémio Cinco Estrelas é atribuído pela Cinco Estrelas — uma plataforma independente e de referência em Portugal, que realiza avaliações rigorosas da satisfação dos consumidores, com base nas suas perceções sobre a qualidade de produtos, serviços e marcas em diversas áreas. A metodologia do Prémio Cinco Estrelas é realizada através de uma pesquisa que envolve milhares de consumidores, proporcionando um sistema transparente, imparcial e representativo. O objetivo da insígnia é premiar o que há de melhor em Portugal, destacando as marcas e produtos que se destacam pela sua excelência e impacto positivo junto dos consumidores, num exigente processo de avaliação em que 498.660 consumidores avaliaram 1.022 marcas nas diferentes regiões do país.
Através desta avaliação, o Prémio Cinco Estrelas promove o reconhecimento das melhores ofertas em diferentes regiões e setores do país, contribuindo para a valorização de marcas e iniciativas de qualidade, que representam o que de melhor Portugal tem para oferecer.