Município de Mêda atribui apoio financeiro a produtores pecuários

ovelhas

O Município de Mêda vai atribuir um apoio financeiro aos produtores pecuários do concelho, com o objetivo de apoiar o sector agrícola e pecuário e garantir a sua continuidade económica e social.

O apoio destina-se a produtores que detenham animais das espécies ovina, caprina e bovina, procurando compensar as despesas associadas ao cumprimento das obrigações legais relacionadas com a sanidade animal.

Para se candidatarem, os produtores devem cumprir cumulativamente vários requisitos, nomeadamente serem titulares de uma exploração pecuária e estarem recenseados no concelho de Mêda há, pelo menos, 12 meses. É igualmente obrigatório apresentar comprovativo da realização de intervenções sanitárias nos animais, efetuadas por uma Organização de Produtores Pecuários (OPP) a operar no concelho, durante o ano de 2025.

No caso dos apoios previstos para determinadas categorias, os candidatos devem estar inscritos nos livros genealógicos da raça Ovina Churra Mondegueira ou da raça Ovina Churra da Terra Quente. É ainda exigido que possuam o Registo do Exercício da Atividade Pecuária (REAP) atualizado, ou comprovativo válido de que o registo foi iniciado.

Os produtores devem também ter a Declaração de Existências de Ovinos e Caprinos (DEOC) atualizada e o registo dos bovinos no Sistema de Informação e Registo Animal (SNIRA) em situação regular.

As candidaturas decorrem até ao dia 27 de fevereiro e devem ser apresentadas no Gabinete Técnico Florestal do Município de Mêda.

No concelho de Mêda, as atividades agrícolas e pecuárias continuam a ser um pilar fundamental da economia local, assente maioritariamente em pequenas explorações agropecuárias de carácter familiar, que desempenham um papel crucial na sustentabilidade social e económica do território.

Artigo anteriorCustódio Castelo, António Pinto Basto e Teresinha Landeiro animam 22ª Feira do Fumeiro de Trancoso
Próximo artigoInvestigação da ULS da Guarda reforça inovação nos Cuidados de Saúde Primários com projeto SER65+