Município da Guarda vai plantar 950 árvores ornamentais e de fruto em arruamentos, praças e jardins da cidade

parque com árvores

A Câmara Municipal da Guarda vai proceder à plantação de cerca de 950 árvores ornamentais e árvores de fruto em arruamentos, praças e jardins da cidade.

No comunicado, esta plantação deve-se ao facto de o Município estar “atento à problemática das alterações climáticas e às medidas de adaptação e mitigação a implementar e preocupado com os seus impactos nos Ecossistemas, na Economia e na Sociedade”.

As árvores irão ser plantadas em caldeiras vazias, serão criadas mais zonas de sombra, sobretudo nos jardins onde não existem árvores, o Parque Municipal terá árvores restituídas e algumas serão substituídas (exemplares com instabilidade na sua estrutura devido a fatores como doenças, pragas, vento forte, raízes danificadas, entre outros).

As espécies escolhidas, na sua maior parte, são espécies nativas da região: carvalhos (Quercus pyrenaica), medronheiros (Arbutus unedo), freixos (Fraxinus excelsior), bétulas (bétula verrugosa), ulmeiros (Ulmus glabra), cerejeiras, macieiras, entre outras.

“É nosso dever promover, informar e sensibilizar sobre este património que é de todos, garantindo um futuro melhor para as gerações vindouras”, conclui a autarquia.

Os locais que vão ser intervencionados encontram-se dispostos num mapa disponibilizado pela Câmara Municipal da Guarda. Pode ver AQUI.

Artigo anteriorHomem detido por caça em área de proteção, no concelho de Celorico da Beira
Próximo artigoRota das Amendoeiras em Flor junta turismo ferroviário e cultura em Vila Nova de Foz Côa