A Câmara Municipal da Guarda vai proceder à plantação de cerca de 950 árvores ornamentais e árvores de fruto em arruamentos, praças e jardins da cidade.
No comunicado, esta plantação deve-se ao facto de o Município estar “atento à problemática das alterações climáticas e às medidas de adaptação e mitigação a implementar e preocupado com os seus impactos nos Ecossistemas, na Economia e na Sociedade”.
As árvores irão ser plantadas em caldeiras vazias, serão criadas mais zonas de sombra, sobretudo nos jardins onde não existem árvores, o Parque Municipal terá árvores restituídas e algumas serão substituídas (exemplares com instabilidade na sua estrutura devido a fatores como doenças, pragas, vento forte, raízes danificadas, entre outros).
As espécies escolhidas, na sua maior parte, são espécies nativas da região: carvalhos (Quercus pyrenaica), medronheiros (Arbutus unedo), freixos (Fraxinus excelsior), bétulas (bétula verrugosa), ulmeiros (Ulmus glabra), cerejeiras, macieiras, entre outras.
“É nosso dever promover, informar e sensibilizar sobre este património que é de todos, garantindo um futuro melhor para as gerações vindouras”, conclui a autarquia.
Os locais que vão ser intervencionados encontram-se dispostos num mapa disponibilizado pela Câmara Municipal da Guarda. Pode ver AQUI.