Mêda: GNR socorreu mulher através do dispositivo de teleassistência eGuard

Homem fardado com uma senhora idosa

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Mêda, no dia 4 de julho, socorreu uma mulher de 82 anos que ativou o dispositivo de teleassistência eGuard, no concelho de Mêda.

O projeto eGuard de teleassistência a pessoas vulneráveis, apoia cidadãos em situação de dependência, incapacidade, solidão ou isolamento de nove concelhos da região, e que foram referenciados no âmbito do programa “Idosos em Segurança”. Neste âmbito, a mulher teve necessidade de acionar o referido dispositivo para solicitar auxílio à GNR em virtude de ter o lado direito da face dormente.

Através do acionamento do botão SOS do aparelho de teleassistência eGuard, a comunicação para com os militares da Guarda foi instantânea e foi de imediato acionada uma patrulha que se deslocou ao local bem como a assistência médica (INEM). No seguimento da ação a mulher foi transportada para uma unidade hospitalar na Guarda.

O dispositivo eletrónico eGuard, é uma ferramenta tecnológica de extrema utilidade, no que diz respeito à assistência permanente em qualquer eventualidade, sobretudo a pessoas que vivem em zonas isoladas no distrito da Guarda, sendo que através do seu acionamento foram criadas as condições necessárias para a rápida intervenção dos meios e garantir a prestação de cuidados de saúde à mulher que é monitorizada pelo Comando Territorial da Guarda.   

Artigo anteriorPraias fluviais do Município de Oliveira do Hospital preparadas para receber banhistas
Próximo artigo3º aniversário da classificação do Estrela Geopark a Património Mundial da UNESCO vai ser celebrado com caminhada interpretada