Linha da Beira Alta reabrirá entre Celorico da Beira e Mangualde até ao final do mês

Linha de comboio

A Linha da Beira Alta reabrirá entre Celorico da Beira e Mangualde até ao final do mês. Ficará a faltar o Mangualde – Pampilhosa e a ligação à Linha do Norte.

“Até 31 de Março, temos previsto já abrir o troço entre Celorico e Mangualde. O resto [Mangualde-Pampilhosa] abrirá assim que estiverem concluídos os processos de segurança que são obrigatórios por lei e que já não pertencem à Infraestruturas de Portugal (IP)”, afirmou à “Lusa” Carlos Fernandes, em Leiria, à margem de uma reunião com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

Em Dezembro passado, poucos dias após a reabertura do primeiro troço modernizado (entre Guarda e Celorico da Beira) da Linha Beira Alta, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, anunciou que as restantes obras ficariam concluídas até 31 de Março. “É nisso que estamos apostados”, reiterou agora Carlos Fernandes.

Mas isso não significa a abertura imediata ao tráfego. “Há uns anos, quando a obra acabava, nós próprios, Infraestruturas de Portugal, abríamos a obra. Hoje, há um conjunto de passos que não passam só por nós, ou seja, passam pelo IMT, passam pela homologação daquilo que foi feito”, referiu.

“Portanto, é algo que pode demorar algumas semanas e isso acontecerá depois de 31 de Março. E, portanto, depois desses passos todos, que são em nome da segurança da operação, estarem concluídos, a obra integralmente entrará ao serviço”, declarou.

Há dias, uma fonte do Ministério das Infraestruturas citada pelo “Público” avançou uma previsão de “cerca de mais quatro meses até à abertura total” da linha.

Só com a reabertura do último troço da Linha da Beira Alta, entre Pampilhosa e Celorico da Beira, será possível a ligação à Linha do Norte e o tráfego de mercadorias (e de pessoas, bem entendido), entre o Norte/Centro e a vizinha Espanha.

A circulação na Linha da Beira Alta foi interrompida a 19 de Abril de 2022, por um período anunciado de nove meses, com o argumento de acelerar os trabalhos de modernização dos 193 quilómetros intervencionados.

Artigo anteriorHomem de 66 anos detido por posse ilegal de arma em Pinhel
Próximo artigoHomem de 70 anos identificado por abandonar cão preso sem água nem comida na Guarda