A Comissão Política Concelhia de Gouveia do Partido Socialista anunciou em comunicado que Joana Viveiro, é candidata independente à presidência da Câmara Municipal de Gouveia, trazendo um novo dinamismo para o futuro do concelho.
Joana Viveiro tem 45 anos e é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, com pós-graduação em Gestão das Organizações pela AESE Business School.
Com sólidas raízes familiares em Gouveia, nomeadamente nas aldeias de São Paio e de Nespereira, Joana Viveiro regressou de Lisboa em 2020, residindo em São Paio desde então, e trabalhando com frequência a partir da Incubadora de Negócios e Cowork de Gouveia – ‘’The Rock’’.
É Diretora-Executiva da Plataforma Saúde em Diálogo, organização fundada pela Associação Nacional de Farmácias, cujo objetivo é defender os direitos e interesses dos cidadãos/ doentes junto dos órgãos de decisão, promovendo ainda a sua participação ativa no sistema de saúde. Lidera ainda uma equipa responsável pela implementação de projetos comunitários de inovação social na área da literacia em saúde e da qualidade de vida junto de populações idosas vulneráveis dos territórios de baixa densidade.
Conhecida pela sua energia e participação ativa na comunidade, Joana Viveiro diz-se uma ‘’mulher de causas’’, sempre disposta a ‘’arregaçar as mangas’’ pela sua região, o ‘’seu interior’’, tendo estado, desde sempre, envolvida na dinamização de projetos e de associações ligadas à defesa do património ambiental e ao desenvolvimento sociocultural da Serra da Estrela.
É atualmente coordenadora do “Movimento Estrela Viva” – Associação Cívica pelo Desenvolvimento Sustentável e Integrado da Serra da Estrela, associação que nasceu após os incêndios de 2017 e que tem como missão proteger e valorizar o território através de ações de preservação da natureza e de desenvolvimento do meio rural. Integrou ainda a Direção da Casa do Concelho de Gouveia, é associada da ADRUSPA – Associação de Desenvolvimento Rural de São Paio, com quem colabora ativamente, e foi fundadora do núcleo de cinema – 7ª Sena, entre outras.
Para além da sua experiência como diretora-técnica da indústria farmacêutica, Joana Viveiro foi gestora no Departamento de Serviços Farmacêuticos da Associação Nacional de Farmácias e Assessora técnico-científica e responsável pelas Relações Institucionais e Internacionais da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos.
Foi ainda deputada da última edição do Health Parliament Portugal, integrando a Comissão de Equidade e Sustentabilidade da Saúde.
Joana Viveiro assume este desafio com determinação e forte sentido de compromisso, oferecendo uma visão desempoeirada para enfrentar os problemas do concelho e construir um futuro de oportunidades para todas/os as/os gouveenses.