De 30 de maio a 1 de junho, a antiga vila do Jarmelo, no concelho da Guarda, transforma-se num autêntico palco de tradições, saberes e ruralidade com a realização da 41ª edição da Feira Concurso do Jarmelo. O evento integra o Ciclo de Festivais de Cultura Popular da Guarda 2025 e conta com o apoio da Câmara Municipal da Guarda.
Com um programa diversificado e profundamente enraizado no território, a Feira atrai, ano após ano, centenas de visitantes da região e de todo o país, afirmando-se como uma das grandes celebrações do património cultural e da economia rural do interior.
O 15.º Concurso Bovino da Raça Jarmelista, símbolo do orgulho local, é apenas uma das muitas atrações. Haverá ainda mostra de animais e maquinaria agrícola, tasquinhas com sabores tradicionais, feira de artesanato, garraiada, visitas encenadas ao Castro do Jarmelo, música popular ao vivo, e a sempre esperada degustação da Vitela Jarmelista.
O certame inicia no dia 30 de maio, às 21 horas com a exibição dos documentários “Tesouras do Jarmelo e Foices da Ima”, uma homenagem ao artesanato tradicional dos ferreiros locais.
No dia 31 de maio (sábado), vai ser um dia dedicado à arqueologia com atividade infantil “À procura da mais antiga Vaca Jarmelista” (10h00) e inauguração da exposição “Jarmelo em Época Medieval” (18h00), na Casa Museu do Jarmelo.
No dia 1 de junho, domingo, dia grande da feira, com concurso bovino, animação com grupos de concertinas, visitas históricas, entrega de prémios aos criadores, Vitela Jarmelista à mesa, e uma animada garraiada com o grupo RecortArte e a Escola de Toureio da Moita.
Organizada pelas Juntas de Freguesia de Jarmelo S. Miguel e S. Pedro, pela Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo e pela Acriguarda, a feira conta ainda com o apoio do Museu da Guarda e promete ser um ponto alto no calendário cultural da região.