Já provou o Chichorro de Vila Mendo, no concelho da Guarda?

colher de pau com carne

Decorre neste sábado, na aldeia de Vila Mendo no concelho da Guarda, mais uma edição da Festa do Chichorro, este ano integrada no Ciclo de Festivais de Cultura Popular da Guarda.

Organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Vila Mendo, esta festa visa recuperar a prática ancestral da Matança do Porco, dando maior ênfase a uma iguaria feita nas matanças: o Chichorro.

Nos últimos anos com a particularidade de ser dada, em todo o processo, maior ênfase a uma “iguaria” que era feita em todas as matanças: o Chichorro. Há duas qualidades: o do “Coiro”, constituído, basicamente, pela carne entremeada cortada em pequenos pedaços e o do “Redanho”.

Este apenas constituído pela gordura existente nas massas gordas do animal. A sua confeção é simples. A carne é introduzida em panelas de ferro diferentes e aí fritos na própria gordura que libertam. Apenas lhes é acrescentado sal grosso a fim de realçar o seu sabor.

Quando já estão confecionados, são espremidos para que o excesso de gordura seja libertado. Depois de arrefecerem podem ser comidos com uma fatia de bom pão centeio e um copo do melhor vinho tinto.

Além do Chichorro, este ano será dada também importância a outra iguaria: a Morcela. Com a ajuda das gentes mais antigas, serão enchidas as morcelas, um dos enchidos mais populares da região.

Do programa destacam-se vários momentos gastronómicos, a panca, um almoço e lanche convívio, além da animação musical e teatral, há também passeios de burro.

Artigo anteriorGouveia comemora 32 anos de Elevação a Cidade
Próximo artigoA tradição ainda se mantém com a Festa do Chichorro em Vila Mendo – Guarda