Um homem de 54 anos foi detido em flagrante pela Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Vila Nova de Foz Côa, por posse de arma proibida, durante uma operação de fiscalização rodoviária realizada ontem, 8 de maio.
Durante a ação, que visava o controlo e segurança no tráfego rodoviário, os militares abordaram uma viatura que circulava na via pública. No decorrer da fiscalização, foi encontrado um bastão de madeira dissimulado atrás do banco do condutor. A presença do objeto, considerado arma proibida, levou à sua apreensão imediata e à detenção do condutor da viatura em flagrante delito.
O suspeito foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Foz Côa, onde seguirá o processo judicial.
A GNR aproveita para relembrar que, segundo o Regime Jurídico das Armas e Munições, a posse, transporte, aquisição ou guarda de armas proibidas, sem a devida autorização, constitui crime. Adicionalmente, a detenção de armas não registadas ou não manifestadas, quando legalmente exigido, também configura crime de posse ilegal de arma.
A Guarda reafirma o seu compromisso com a segurança pública e o combate à criminalidade, apelando à colaboração da população na denúncia de comportamentos suspeitos.