O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Gouveia, deteve no passado dia 9 de julho um homem de 72 anos, suspeito de ter provocado um incêndio florestal na localidade de Casal Vasco, no concelho de Fornos de Algodres.
Na sequência da ocorrência, os militares da GNR realizaram diversas diligências para apurar as causas do incêndio. A investigação permitiu identificar o autor, que terá agido de forma negligente, permitindo a propagação das chamas a partir da área envolvente à sua habitação. O fogo consumiu cerca de 0,3 hectares de vegetação, incluindo herbáceas, matos e pinheiro-bravo.
O suspeito foi detido e presente ao Tribunal Judicial de Celorico da Beira, que determinou a suspensão provisória do processo por um período de 14 meses, condicionada ao pagamento de uma compensação pecuniária de 500 euros aos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres.
A GNR reforça que a proteção de pessoas e bens face aos incêndios rurais continua a ser uma prioridade, com enfoque na prevenção e no reforço do patrulhamento em zonas florestais.
A Guarda recorda ainda que:
- As queimas e queimadas são uma das principais causas de incêndios em Portugal;
- A realização de queimadas, queima de amontoados e fogueiras é proibida sempre que o risco de incêndio rural seja «muito elevado» ou «máximo», sendo necessária autorização ou comunicação prévia noutros períodos;
- Para evitar acidentes, é essencial cumprir as regras de segurança, estar acompanhado e manter um telemóvel por perto.
A GNR, através do SEPNA, mantém um compromisso diário com a proteção ambiental e do bem-estar animal. Para denúncias ou esclarecimentos, está disponível a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520 (funcionamento 24 horas).