A cidade da Guarda iniciou hoje um novo serviço de Mobilidade Suave Partilhada, disponibilizando 250 trotinetes elétricas e 50 bicicletas elétricas em 108 pontos estrategicamente distribuídos pelo município.
Os veículos podem circular a uma velocidade máxima de 25 km/h e contam com uma autonomia aproximada de 60 km. Para utilizar o serviço, os munícipes pagarão 19 cêntimos pela ativação do veículo e um custo adicional de 19 cêntimos por cada minuto de utilização. Estão ainda previstos alguns descontos para utilizadores frequentes.
A iniciativa faz parte de um projeto-piloto com duração de um ano, implementado pela empresa BIRD, com o objetivo de estudar os padrões de utilização e mobilidade na cidade. Para aceder ao serviço, os utilizadores devem recorrer à aplicação móvel da BIRD, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play Store.
Com esta iniciativa, a Guarda torna-se a primeira cidade do distrito a oferecer o serviço da BIRD, que já planeia expandir a iniciativa para outras localidades da Beira Interior.