Guarda assegura cobertura digital de 99% do concelho com rede de fibra ótica multioperador

Sé da Guarda
Sé da Guarda

O projeto de expansão da rede de fibra ótica multioperador vai avançar no concelho da Guarda, chegando agora a zonas que até aqui não dispunham de cobertura. A iniciativa vai assegurar o acesso equitativo dos munícipes aos serviços digitais em 11 freguesias, elevando para 99 por cento o território do concelho com acesso a esta infraestrutura de comunicações.

No total, serão abrangidos 2.297 alojamentos atualmente sem cobertura, permitindo às famílias aceder a serviços de internet de alta velocidade. Com esta expansão, o número total de habitações com acesso à fibra ótica no concelho sobe para 14.526. O objetivo é reduzir assimetrias digitais e promover a igualdade de oportunidades no acesso à tecnologia.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, “a conectividade que o concelho da Guarda alcança com esta infraestrutura de Redes de Nova Geração representa um avanço enorme para o território, permitindo ultrapassar mais uma etapa para transformar o nosso concelho num HUB Tecnológico e Logístico. Com esta expansão, alcançamos praticamente a cobertura total do concelho, tornando a Guarda mais competitiva e diferenciadora”.

A intervenção vai beneficiar alojamentos das freguesias de Adão, Avelãs da Ribeira, Codesseiro, Gonçalo, Famalicão da Serra, Jarmelo (São Miguel e São Pedro), Marmeleiro, Pega, União de Freguesias Rochoso e Monte Margarida, Vela, Vila Fernando e Vila Franca do Deão.

A implementação da rede de fibra ótica de alta velocidade, neste modelo multioperador, permitirá às populações aceder a serviços digitais em condições de igualdade, independentemente do operador de comunicações eletrónicas. A expansão visa mitigar desigualdades no acesso à conectividade, facilitar o teletrabalho e o ensino à distância, atrair investimento empresarial e reforçar a competitividade e a inclusão digital do concelho.

Recorde-se que o Município da Guarda já havia expandido a rede de fibra ótica em 2023, atingindo cerca de 95 por cento do território. O plano foi apresentado publicamente no Museu da Guarda, a 19 de maio desse ano, com a presença da então ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, e do presidente executivo da DSTelecom, Ricardo Salgado.

Artigo anteriorComando Distrital da PSP da Guarda assinala o seu 141.º Aniversário na cidade de Gouveia
Próximo artigoLoriga reconhecida pela UN Tourism como uma das Melhores Vilas Turísticas do Mundo