O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda, recolheu, no dia 22 de setembro, um grifo juvenil (Gyps fulvus), no concelho de Celorico da Beira.
Na sequência de um alerta de um condutor a dar conta de que o animal aparentava estar desnutrido e com dificuldade em movimentar-se, no Itinerário Principal n.º 2 (IP2), o mesmo recolheu a ave ferida e entregou-a no Posto Territorial de Celorico da Beira.
O espécime foi transportado para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) em Gouveia, para recuperação e posterior libertação no habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.